Candelária, 05 de Maio de 2024

Aluna da São Paulo vence o Soletrando
08 de Dezembro de 2010

Aluna da São Paulo vence o Soletrando

Ao se consagrar vencedora do Soletrando 2010, Eliana Andréia Lindemann, representante da 8ª série da escola São Paulo, da Linha do Rio, conseguiu sua própria superação. Na primeira edição, realizada em 2008, ela estava prestes a conquistar o título, mas ficou em segundo lugar. Desta vez, no entanto, conseguiu soletrar o maior número de palavras certas e venceu os demais competidores (confira box). Com isso, novamente um aluno do interior obteve o melhor desempenho na fase municipal.

A edição deste ano encerrou na manhã de ontem, 2, no salão da comunidade Sinodal. Os participantes representaram cinco escolas-pólo do município e testaram seus conhecimentos frente a uma plateia numerosa. Cada um teve que soletrar a composição de palavras que haviam previamente estudado em sala de aula. De acordo com a supervisora Márcia Ester Hoff Furlan, da secretaria de Educação de Candelária, os professores das cinco escolas participantes encaminharam uma relação de 50 palavras. "Todas foram listadas e numeradas. Assim, os alunos soletravam aquelas que correspondiam ao número que haviam escolhido", explicou.

Em entrevista à Folha, Márcia destacou que o projeto Soletrando foi idealizado pelo grupo de estudos de Língua Portuguesa. Entre seus objetivos estão desenvolver as competências linguísticas e propiciar a reflexão sobre a estrutura das palavras, sua origem e significado. Também serve de estímulo para os alunos buscarem ativamente o conhecimento e falarem em público, comunicando-se com espontaneidade e desembaraço.

PREMIAÇÃO - Os cinco participantes receberam medalhas e a vencedora, uma cesta com materiais pedagógicos. A melhor torcida, que neste ano foi a da escola Percílio Joaquim da Silveira (Vila Fátima), recebeu um troféu como prêmio.

Os participantes

Eliana Andréia Lindemann, 8ª série, escola São Paulo (Linha do Rio)

Gilnei Raymundo Soares, 8ª série, escola Adão Jaime Porto (Picada Escura)

Jaqueline Cezar Tavares Freire, 7ª série, escola Percílio da Silveira (Vila Fátima)