Candelária, 05 de Maio de 2024

Em cinco dias, equipe da Unidade Móvel fez mais de 100 atendimentos
21 de Outubro de 2010

Em cinco dias, equipe da Unidade Móvel fez mais de 100 atendimentos

A secretaria da Saúde de Candelária iniciou no dia 4 deste mês os atendimentos na Unidade Móvel (microônibus equipado com gabinete médico e odontológico). O serviço, disponibilizado para moradores de 27 localidades do interior do município, deve beneficiar em torno de nove mil pessoas nesta área de abrangência. Só nos primeiros cinco dias de atendimento foram contabilizados 121 procedimentos. A divulgação dos números foi feita na quarta, 23, pela diretora de Planejamento da Saúde, Grazieli Juliana Priebe.

Em entrevista à Folha, ela disse que os números ainda são considerados baixos. "Por enquanto não vamos observar a quantidade porque o que realmente importa é qualidade dos atendimentos", disse ao evidenciar que a Unidade Móvel de Saúde também vai trabalhar com a prevenção. "É preciso mudar a cultura de procurar o auxílio médico só quando se está doente. O objetivo é incentivar as pessoas a prevenir as doenças, fazer com que se crie este hábito no interior", acrescenta a assistente social Cláudia Queiroz. Ela e a psicóloga Tânia Steil vão auxiliar nos atendimentos da Unidade Móvel prestando apoio aos grupos de pacientes. "Assim que for traçado o perfil de cada comunidade será possível definir que tipos de grupos serão formados, se de diabéticos, hipertensos, por aí adiante", afirma Cláudia. Na primeira semana de atendimentos o prefeito Lauro Mainardi e o secretário da Saúde, Aristides Feistler, estiveram em todas as localidades mapeadas para conversar com a população e explicar como irá funcionar o serviço.

PARA LEMBRAR - A Unidade Móvel está percorrendo cinco localidades do município, de segunda a sexta, obedecendo ao seguinte roteiro: segundas - Linha do Rio, na escola São Paulo; terças - Vila Botucaraí, no ginásio da comunidade; quartas - Vila Passa Sete, na Cooperativa Passa Sete; quintas - Vila União, no ginásio da comunidade; e sextas - Pinheiro, na escola Eveline Fonseca de Oliveira. A equipe é formada pela dentista Alessandra Steil, a médica Bibiana Ercolani, a enfermeira Maria da Glória Baumann e o motorista Siegfried Vieira. O custo mensal para o município manter o serviço, incluindo a folha de pagamento dos funcionários, vai girar em torno de R$ 30 mil.

MAIS - O microônibus foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde destinados às especificidades regionais. O município recebeu R$ 420 mil em vista da melhora dos seus indicadores de saúde, como a redução dos óbitos infantis e o tratamento em saúde mental, que é destaque na região. Desta quantia, R$ 212 mil foram destinados à compra do veículo. Além de otimizar o acesso aos serviços de saúde aos moradores da zona rural, a Unidade Móvel deverá desafogar a demanda de atendimentos no Posto de Saúde Central na cidade.

Os números

Linha do Rio