Candelária, 06 de Maio de 2024

Noite de emoção para 20 meninas-moças
15 de Outubro de 2010

Noite de emoção para 20 meninas-moças

A condição social é um cruel limitador de sonhos. Esta é uma regra difícil de desfazer num País que, apesar dos avanços experimentados nos últimos anos, ainda apresenta intoleráveis níveis de desigualdades. Por isso, as iniciativas que se propõem a romper a ordem social estabelecida merecem ser valorizadas e aplaudidas. É o caso, sem dúvida, do Baile dos Sonhos, promoção idealizada pela primeira-dama de Candelária, Maria Jussara Mainardi, e que alcançou neste ano sua sexta edição. Executado através da secretaria municipal de Assistência Social, o baile realizado na última segunda-feira, 11, no Clube Rio Branco, aproximou 20 meninas-moças de uma realidade normalmente restrita a jovens que nascem e vivem em ambientes privilegiados. E essa circunstância reveste a ocasião em um manto de magia que permite sonhar com o fim das diferenças e desigualdades. Para as jovens envolvidas e seus familiares é também um momento de experimentar uma grande emoção.

A promoção se justifica ainda mais ao se lembrar que ela não está restrita ao baile. O evento na verdade constitui um prêmio pela participação num projeto iniciado ainda em abril, pelo qual as 20 jovens reuniram-se semanalmente para receber orientações sobre a importância do estudo, e ensinamentos sobre cidadania, sexualidade, higiene, postura, drogas, alcoolismo, entre outras questões recorrentes dos adolescentes. O chamado baile dos sonhos é, portanto, a principal bandeira de uma iniciativa que, como se viu, busca garantir uma perspectiva real de uma vida mais digna a um grupo de moças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a participação e assegurar a motivação das adolescentes inseridas no projeto, o baile oportuniza a comunidade como um todo a exercitar uma maior responsabilidade social. Esta circunstância se constata com o envolvimento direto de pessoas e empresas na promoção. As debutantes são apadrinhadas por empresas ou pessoas físicas que, com o seu engajamento, ajudam a viabilizar o evento. Os responsáveis pela organização registram um especial agradecimento a todos os padrinhos do Baile dos Sonhos 2010 e a todos os salões de beleza que gentilmente deram sua parcela de participação ao sucesso do evento (veja abaixo).

As debutantes

Os padrinhos

• Rathke e Cia Ltda. • Ana Schmidt • Supermercado Wollmann • Luiz da Rosa Gomes • Semal/Marion • Varejão Oba-Oba • Caixa Econômica Federal • Banco do Brasil • Lucas Michel • Sicredi • Supermercado Popular • Altair Haetinger • Optolux • Padaria Pão de Açúcar • Banco BMG • Edemar Mainardi • Cleo Scortegagna • Policredi • Rodrigo Kottwitz • Padaria Ki-Pão • Rotary Clube • Alan Wagner • Cristiano Pinto Becker • Cristiano Cunha • Flamarion Galetto • Cláudio Gehres • Paulo Hoffmann • Ovídio da Silveira • Dra. Rosane Haubert da Silveira • Autocar Veículos • Cantina Botucaraí • Plano Familiar Freitas • Sindicato dos Trabalhadores Rurais • Supermercado Volmer • Gabriel Materiais de Construção • CLS Materiais Elétricos • Sorvetes GUT • Nova Casa Materiais de Construção.

Fonte:Folha de Candelaria