Candelária, 05 de Maio de 2024

Parceria com o Estado pode viabilizar o distrito industrial
04 de Outubro de 2010

Os primeiros passos para a implantação do distrito industial de Candelária foram dados na terça-feira, 21, quando o prefeito Lauro Mainardi, o secretário da Indústria, Comércio e Habitação, Ilo Moraes, e o arquiteto Rafael Martin estiveram em Porto Alegre para apresentar um protocolo de intenções ao secretário estadual adjunto de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Renato Delazeri.

Pelo documento, a prefeitura manifesta o interesse na aquisição de uma área para implantar o distrito industrial e esboça um projeto de urbanização como forma de atrair indústrias de outros lugares ou incrementar as que já estão instaladas em Candelária. O secretário Delazeri explicou que a primeira providência do município seria adquirir uma área de terras; depois, o Estado entraria com recursos a fundo perdido para a infraestrutura e urbanização do local.

O secretário Ilo Moraes voltou entusiasmado da reunião e, segundo ele, já existe a previsão de aquisição inserida na Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano. "É possível que a prefeitura a adquira com recursos próprios já nos primeiros meses de 2011", observa. Por outro lado, ele explica que se a compra ficar inviabilizada através de recursos, existe uma linha de financiamento através da Caixa/RS que contempla esta finalidade. Também participou da reunião o arquiteto Ricardo Juarez Wieck, lotado no Departamento de Fomento ao Investimento da secretaria do Desenvolvimento, que deverá pessoalmente acompanhar os processos e, inclusive, virá a Candelária para sugerir qual a área ideal para a implantação do distrito.

Ao final da reunião, os candelarienses receberam a listagem de requisitos necessários para enquadrar o município à necessidade dos investimentos e obtiveram conhecimento sobre as formas de acesso a financiamentos e capital de terceiros, além das principais ferramentas estaduais de alavancagem à implantação do distrito. "Se por um lado o município poderá ter um incremento considerável na geração de ICMS e na criação de novas vagas de emprego, também é interesse do governo oferecer benefícios para atrair indústias, já que o tributo é o responsável pela principal fonte de arrecadação de recursos financeiros do Estado", pondera o secretário Ilo Moraes.

Fonte:Folha de Candelaria