Candelária, 06 de Maio de 2024

Unidade móvel vai ao interior atender moradores
10 de Setembro de 2010

Unidade móvel vai ao interior atender moradores

O acesso aos serviços de saúde vai melhorar significativamente para a população do interior de Candelária. Possivelmente em outubro, os moradores de 26 localidades já poderão contar com atendimento médico e odontológico, uma vez por semana, em locais próximos de suas casas. A notícia foi confirmada na manhã de quarta, 8, pelo secretário da Saúde Aristides Feistler e pela dentista Alessandra Steil, que irá coordenar os trabalhos.

Conforme Feistler, a unidade móvel (microônibus) vai "levar a saúde para perto dos pacientes". Ele explicou que o veículo - equipado com um gabinete médico e um gabinete odontológico - irá percorrer a região da Vila Passa Sete, da Vila Botucaraí, da Vila União e da Linha do Rio. Em cada uma devem ser atendidas, em média, 1.500 pessoas. Os números foram indicados pelos agentes comunitários de saúde, que periodicamente prestam orientações às famílias e as incentivam a prevenir as doenças.

O roteiro de atendimento foi concluído recentemente (confira abaixo). Agora, será preciso organizar a forma como o serviço será oferecido, adquirir materiais permanentes e de consumo, e contratar o médico para prestar as consultas. Além deste profissional, irão atuar na equipe a dentista Alessandra Steil, uma enfermeira e um motorista.

PARCERIA - Em entrevista à Folha, o secretário destacou que o serviço prestado pela unidade móvel terá o suporte da secretaria da Saúde. "Os profissionais vão avaliar os casos e se necessário encaminharão o paciente para consultas ou exames mais específicos através da secretaria", detalhou. Ele também adiantou que os atendimentos prestados no interior deverão reduzir a demanda no Posto de Saúde Central. "Certamente vai diminuir o número de consultas no PAM Central. Além disso, as pessoas terão mais facilidade para acessar as consultas, já que não precisarão se deslocar do interior para a cidade", disse.

MAIS - A unidade móvel foi adquirida com recursos do Ministério da Saúde destinados às especificidades regionais. O município recebeu R$ 420 mil em vista da melhora dos seus indicadores de saúde, como a redução dos óbitos infantis e o tratamento em saúde mental, que é destaque na região. Desta quantia, R$ 212 mil foram destinados à aquisição do microônibus equipado com gabinete médico e odontológico. O restante se destina à reforma do Posto de Saúde da rua Marechal Deodoro, à reforma da área de atendimento pediátrico, entre outras.

Sobre o roteiro a ser feito pela unidade móvel de saúde, Aristides Feistler explica que as localidades incluídas são aquelas em que há atuação de agentes de saúde, com exceção da Vila Botucaraí, para a qual deve ser contratado um profissional em breve. A região do Pinheiro, que não consta na lista, será beneficiada pela construção de uma ESF (Estratégia de Saúde da Família). A prefeitura recebeu a sinalização de R$ 400 mil para a obra, mas o repasse deve ocorrer só depois das eleições. A área em que a ESF será construída já está definida.

O roteiro de atendimento

> Dias e locais

Segundas - Linha do Rio, na escola São Paulo

Terças - Vila Botucaraí, no ginásio da comunidade

Quartas - Vila Passa Sete, na Cooperativa Passa Sete

Quintas - Vila União, no ginásio da comunidade

> Localidades atendidas

Vila Passa Sete

Arroio Bonito, Alto Passa Sete, Vila Passa Sete, Passa Sete, Arroio Grande, Linha do Salso e Linha Travessão.

Vila Botucaraí

Vila Botucaraí, Palmeira, Faxinal dos Porto, Travessão Schoenfeldt e Sesmaria do Cerro.

Vila União

Parte da Picada Karnopp, Vila União, Roncador, Arroio Lindo, Três Pinheiros, Alto da Légua e Cabeceira do Salso.

Linha do Rio

Linha do Rio, Quilombo, Linha São José, Barra do Quilombo, Chapadão, Cortadinho e Costa do Rio.

Fonte:Folha de Candelaria