Candelária, 06 de Maio de 2024

Caminho dos Tropeiros é destaque na Expointer
10 de Setembro de 2010

Caminho dos Tropeiros é destaque na Expointer

Reconhecida como a maior feira agropecuária e de maquinário da América Latina, a Expointer torna-se uma excelente vitrine para tudo o que é mostrado nos 141 hectares do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Por conta disso, o destaque dado a Rota Caminho dos Tropeiros na Casa do Senar/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na Expointer 2010 chama a atenção pela grandiosidade e, certamente, abre novas e favoráveis perspectivas ao empreendimento de turismo rural. O espaço reproduz elementos do roteiro, com destaque para o Aqueduto mostrado em seu tamanho natural - obedecendo as descrições do Patrimônio Histórico do Estado. O Museu Rural também está representado na mostra através de um imenso banner e da exposição de algumas peças. Os visitantes ainda encontram um mapa indicando o caminho para visitar a rota, além de painéis do Horto Medicinal Girassol, da Agroindústria Rodeio da Figueira, da Ponte do Império e do Engenho de Serra e Moinho Colonial.

PARCERIAS - De acordo com a instrutora de turismo rural do Senar, a turismóloga Aline Moraes, o Senar definiu uma temática para a feira deste ano a partir de um slogan: onde o Senar faz a diferença. Dentro deste conceito, além do turismo rural estão evidenciados na Casa do Senar na Expointer deste ano a fruticultura, a ovinocultura e a produção leiteira. E dentro do turismo rural, a Rota Caminho dos Tropeiros foi escolhida como projeto referencial entre os desenvolvidos pelo Senar. Aline explica que o Senar desenvolve desde 2005 o Programa de Turismo Rural, que visa identificar e implantar negócios ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações da população que mora no interior. A iniciativa também busca diversificar e aumentar a renda das famílias. Conforme Aline, a Rota Caminho dos Tropeiros não foi escolhida por acaso para servir de modelo do programa. "A rota de Candelária é o exemplo perfeito do bom funcionamento das parcerias", destacou, numa alusão à união firmada entre a Prefeitura, Emater, Senar, Sindicato Rural de Candelária e a Rota Aventuras.

Questionada sobre a repercussão da mostra da Rota Caminho dos Tropeiros durante a Expointer, ela respondeu que está sendo muito positiva. "Muitas pessoas elogiam e mostram interesse em conhecer", salientou, destacando, em especial, professores e grupos de terceira idade. Além da visitação, a mostra do roteiro turístico no Senar também está gerando um interesse especial dos órgãos de imprensa de todo o Estado. Aline cita, neste sentido, matérias veiculadas pelo Jornal do Comércio e a Gazeta do Sul, além do café da manhã ao vivo do Canal Rural, programado para as 6h de hoje.

POTENCIAL - O secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, visitou a Casa do Senar na Expointer na quarta-feira, 2, ao lado do presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), Roque Rathke, e do diretor municipal de Indústria e Comércio, Jorge Freitas, e voltou impressionado com a excelente visibilidade proporcionada à Rota Caminho dos Tropeiros. "É algo verdadeiramente extraordinário, que, além da excelente divulgação, nos dá também uma dimensão do grande potencial do roteiro", salientou o secretário. Ontem estava prevista a visita à Casa do Senar das famílias que integram a rota. Mais do que ninguém, seus integrantes se sentirão em casa.

Fonte:Folha de Candelaria