Candelária, 06 de Maio de 2024

Festa cívica na avenida
10 de Setembro de 2010

Festa cívica na avenida

O dia foi perfeito. Iluminado pelo sol com temperatura amena, o domingo, 5, incentivou as pessoas a sair de casa para acompanhar a Caminhada Cívica 2010 de Candelária, promovida pela prefeitura, através das secretarias de Educação e de Turismo, Cultura e Esporte. Não realizado em 2009 em razão das medidas preventivas em relação à gripe A, o evento voltou com força à avenida Pereira Rego neste ano, desta vez apenas com representações de escolas. A exceção foi o Pelotão Mirim com Banda Comunitária, que realizou sua estreia no desfile comemorativo ao 7 de Setembro. Resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Brigada Militar, o Pelotão Mirim reúne em torno de 50 crianças de sete a 12 anos, que desenvolvem atividades sócio-educativas. Inaugurando sua farda militar, o pelotão de crianças abriu o desfile arrancando entusiasmados aplausos do público, na sequência da passagem da Rainha Vanessa Christmann e das Princesas Rafaela Ellwanger e Sabrina Kohl, ao lado do Candino e da Candina.

A Caminhada Cívica prosseguiu com a apresentação das escolas sem banda. Pela ordem, desfilaram representações da Emei Zenith Heinze, um pelotão das 24 escolas multisseriadas, Escola Estadual Cristo Rei, Escola Estadual Professor Penedo, Escola Estadual Fábio Nackpar dos Santos, Escola Municipal Percílio Joaquim da Silveira, Escola Municipal São João Batista de La Salle, Escola Municipal Christiano Affonso Graeff, Escola Municipal Adão Jaime Porto e Escola Estadual Professor Dinarte.

BANDAS - Por fim, se apresentaram mais cinco escolas com bandas marciais. A primeira a desfilar foi a Escola Estadual Guia Lopes, que fez sua apresentação de estreia na Caminhada Cívica com 31 alunos sob a coordenação de Francisco Veloso. Seguiu-se o Colégio Ulbra/Concórdia, que destacou na Pereira Rego o trabalho realizado em 60 anos de história. Além da banda marcial com 48 alunos e ex-alunos comandados pelo professor Flávio Kochenborger, a Ulbra apresentou um grupo de balizas e um pelotão especial de ex-alunos. Simbolizando as seis décadas de atuação da escola, destaque para a participação do bombeiro Lauro Radtke, que desfilou com seu DKV.

60 ANOS - Depois da Ulbra saudar seus 60 anos de história, foi a vez do Colégio Medianeira desfilar, apresentando um elogiado desfile temático intitulado "Colégio Medianeira - 60 anos - Aqui a vida e o conhecimento crescem com a gente". O mascote Media Júnior abriu o desfile, seguindo-se o pelotão das balizas e a banda marcial com 54 componentes e regência do professor Alan Wagner. Na sequência, vieram os pelotões de alunos, do curso de enfermagem, dos professores, das mães, 60 anos, das ex-alunas normalistas, de pintura, dos corações, das bandeiras, das letras e números, do xadrez, da dança, do planeta sustentável, do esporte e da orquestra. O desfile do Medianeira foi encerrado com um carro alegórico mostrando um grande bolo de aniversário, representando, de acordo com o roteiro oficial de apresentação, a comemoração dos 60 anos da escola com o principal recheio, "o sorriso, a espontaneidade, a sabedoria e a vida dos alunos da educação infantil".

Fonte:Folha de Candelaria