Candelária, 05 de Maio de 2024

Município ganha reforços na área da saúde
25 de Agosto de 2010

notícia trouxe alívio para os pacientes da rede pública e principalmente para os pais, que voltaram a contar com plantão de sobreaviso pediátrico no Hospital Candelária. Nas últimas semanas, em vista da falta de um profissional da área, as crianças só podiam ser internadas em Casas de Saúde da região (pelo Sistema Único de Saúde - SUS).

Na tarde de terça, 17, a reportagem da Folha conversou com os médicos para apresentá-los à comunidade e adiantar suas expectativas frente às funções. A ginecologista/obstetra Leila Andrade Sobral, 42 anos, começou a trabalhar dia 7, nos plantões de sobreaviso do hospital, e desde o dia 9 atende no Posto de Saúde Central e nas ESFs. Natural de Paragominas, no Estado do Pará, é formada desde 1992 pela Universidade Federal do Pará e concluiu a residência em Ginecologia e Obstetrícia em 1996 na Santa Casa de São Paulo. De 1998 a 2007 trabalhou no Pará. Depois mudou para a cidade de Urussanga, em Santa Catarina, e veio para o Rio Grande do Sul, onde atuou em São Vicente do Sul, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada até chegar a Candelária. É casada com João Luiz (gaúcho de São Vicente) e tem dois filhos - João e Luiz, de oito e dois anos, respectivamente -, com os quais fixou residência em Candelária.

Ela descobriu a vaga no município através do site do Conselho Regional de Medicina (Cremers), onde a secretaria da Saúde havia feito a divulgação. Com 17 anos de experiência na área, Leila revela que escolheu a Ginecologia porque prefere ver o nascimento e não a morte das pessoas. Sobre Candelária, destacou que aparenta ser uma cidade tranquila, com comércio em pleno desenvolvimento e boas escolas. Acerca do trabalho, adiantou que ainda é cedo para avaliar a demanda.

Já o pediatra Rafael Braga Pretto, 35 anos, é formado desde 2001 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concluiu a especialização no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, em 2006. Trabalhou no Sul de Santa Catarina, na região de Araranguá, em hospitais, postos de saúde e consultórios. Por intermédio do médico Affonso Barros Filho, seu amigo de infância e que também atua em Candelária, ficou sabendo da vaga aberta no município. A proximidade com Santa Maria, sua terra natal, foi o que motivou Rafael a aceitar o trabalho em Candelária. Ele está atendendo desde segunda, 16, no Posto de Saúde Central e tem feito plantão de sobreaviso pediátrico no hospital. Na entrevista, elogiou os funcionários da secretaria da Saúde considerando a atenção que lhe dispensaram e ressaltou a tranquilidade da cidade. Ele também está morando em Candelária.

REFORMA - Outro anúncio feito por Feistler foi a reforma no prédio em que funcionava a administração da secretaria da Saúde.

Conforme ele, a cerca de um mês foram iniciadas várias melhorias, que incluem a pintura do imóvel, a colocação de cobertura na lateral de acesso à área dos fundos e a expansão da ala de atendimento pediátrico. Os recursos são do Ministério da Saúde e foram disponibilizados através das especificidades regionais.