Candelária, 06 de Maio de 2024

Secretária de Saúde do Estado visita Candelária
25 de Agosto de 2010

Secretária de Saúde do Estado visita Candelária

Uma visita ilustre trouxe boas notícias para Candelária na manhã de sexta, 20. Por volta das 10h30, a secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, chegou na sala de reuniões do Hospital Candelária para conhecer o trabalho que o município tem realizado na área da dependência química. Acompanhada de uma comitiva, ela foi recebida pelo presidente da Casa de Saúde, Sérgio Diehl, e a equipe diretiva.

Antes de chegar ao hospital, Arita visitou o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) para conhecer o trabalho desenvolvido na área da saúde mental. Em entrevista concedida para a Folha, a secretária elogiou os trabalhos realizados pelo Caps e o Hospital, citando-os como referência no Rio Grande do Sul.

VERBAS - No hospital, ela conversou por durante 15 minutos com a equipe diretiva e conferiu três relatórios com os números da Casa de Saúde. De acordo com o diretor administrativo do Hospital Candelária, Paulo Roberto Kirst, os relatórios entregues contêm o balanço patrimonial e das atividades do hospital até 2009, e outro especifica o atendimento na ala dos dependentes químicos.

Durante a conversa foi exposta à Arita a viabilidade de o Estado intervir junto à prefeitura municipal a liberação de recursos para o hospital. Kirst frisou que existem verbas liberadas pelo Estado, através da Consulta Popular, para a construção e aquisição de móveis e equipamentos da nova Unidade de Recuperação para Dependentes Químicos (URDQ), a reforma do bloco cirúrgico e a aquisição de equipamentos para atendimento de urgência/emergência, totalizando R$ 665.885,62 para o hospital. Também estão previstos mais R$ 100 mil, provenientes do Plano de Enfrentamento aos Desastres Ambientais, também do governo do Estado, para a reforma da estrutura do telhado do hospital. Como estes recursos para o hospital já estão com a prefeitura municipal, a secretária da Saúde se comprometeu a agendar uma reunião com o prefeito Lauro Mainardi, direção do hospital e assessoria jurídica da secretaria para dar continuidade ao processo de liberação destes recursos.

DEPENDENTES QUÍMICOS - Em seguida, a secretária se deslocou até a URDQ do Hospital Candelária para conhecer o local. Durante cinco minutos, Arita conversou com os dependentes. Ao se despedir, cumprimentou todos eles, um a um, deixando uma palavra de otimismo e fé na recuperação. Às 11h30, a secretária retornou para Santa Cruz do Sul.

Fonte:Folha de Candelaria