Candelária, 05 de Maio de 2024

Cidade e interior festejam a boa-vizinhança
25 de Agosto de 2010

Cidade e interior festejam a boa-vizinhança

Prejudicadas em 2009 em razão das medidas preventivas relacionadas ao temor da proliferação da gripe A, as comemorações do Dia do Vizinho retornaram com força ao calendário de eventos de Candelária neste ano. E o tempo bom com temperatura de verão em pleno inverno registrado no domingo, 22, contribuiu para que as festas pudessem cumprir com seus objetivos de confraternização e fortalecimento dos laços de camaradagem e amizade entre vizinhos. A secretaria de Turismo, Cultura e Esporte registrou a inscrição de oito festividades. Uma comitiva formada pelo prefeito Lauro Mainardi, o secretário Jorge Mallmann e as soberanas do município visitou todas, divididas em quatro na cidade e quatro no interior. Em cada comemoração, o prefeito entregou aos organizadores um certificado de mérito comunitário e transmitiu uma mensagem na qual saudou a iniciativa, lembrando que os vizinhos são normalmente as pessoas que ajudam e demonstram solidariedade aos que têm alguma dificuldade. A excelente acolhida nas festas entusiasmou o chefe do Executivo, que prometeu no ano seguinte retornar a todas, levando uma fotografia ampliada da visita deste ano.

Na rua Flori Porto, a comemoração impressionou positivamente visitantes das cidades de Ijuí e Augusto Pestana. "Lá não existe esta tradição", frisaram em coro, enquanto pediam para um dos presentes fotografá-los ao lado do prefeito e das soberanas. Segundo Maura Taborda, uma das coordenadoras, a deste ano foi a terceira festa do vizinho no local. A rua Intendente Albino Lenz confirmou a tradição de maior festividade do vizinho na cidade. Liderada pelo presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Germânia, Astor Schwantz, a organização montou uma estrutura que incluiu churrasco, brinquedos para as crianças, música ao vivo com o conjunto Sintonia, mateada com a erva-mate Lago Verde, rifa e sorteio de brindes. De acordo com o primeiro presidente da associação de bairro, Werni Ziemann, a festa dos vizinhos do Nova Germânia se repete desde 1999. Já a festa na rua Roberto Kochenborger não foi interrompida nem no ano passado e completou domingo sua sétima edição. De acordo com o casal organizador, Ivanira Soares e Lori Ramos, a festa está cada vez melhor e teve neste ano a animação do Trio Alegria, formado por Claudinho Goularte, Marcos e Neni. Os moradores da rua Arnaldo Jacobi promoveram neste ano a sua segunda festa. Conforme o idealizador Adão Moraes, o Maninho, além do churrasco e bebidas, a comemoração também foi regada a chimarrão, cucas e bolos trazidos pelos participantes. O trio de soberanas sofreu um desfalque após as primeiras visitas. Em função de uma indisposição, a princesa Rafaela Ellwanger se despediu da comitiva. A rainha Vanessa Christmann e a princesa Sabrina Kohl, no entanto, cumpriram todo o roteiro de visitas.

INTERIOR - Na Linha Palmeira aconteceram duas comemorações. Uma delas teve lugar junto à propriedade de Vilson Eckel, com destaque para a decoração especial de bandeirinhas desde a estrada. A outra festa na Palmeira ocorreu no ginásio comunitário da localidade e reuniu grande número de pessoas, que comemoraram o Dia do Vizinho com uma galinhada. O presidente da Associação Comunitária Pró-Desenvolvimento Linha Palmeira, Lauro Zilch, informou que esta foi a primeira comemoração da data no local, garantindo a reedição no próximo ano. Na Picada Escura, a festa comemorativa ao Dia do Vizinho reuniu expressivo número de pessoas no pavilhão ao lado da escola Adão Jaime Porto. No almoço foi servido um panelão de carreteiro preparado por uma equipe liderada por Gélson Flores. Em sua terceira edição, a festa entre vizinhos na Picada Roos também reuniu um significativo contingente de pessoas junto ao estabelecimento do casal Rejane e Clério Roos. A festa foi marcada pela descontração, com direito a brincadeiras como corrida de sacos e dança das cadeiras, envolvendo crianças e adultos. No próximo domingo, 29, está prevista outra comemoração na localidade de Sanga Funda, demonstrando que o interior está tomando gosto pelas festas que enaltecem o companheirismo e a boa-vizinhança.

Fonte:Folha de Candelaria