Ir para o Conteúdo

Candelária, 06 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Saúde intensifica vacinação contra Hepatite e Tétano
25 de Agosto de 2010

Saúde intensifica vacinação contra Hepatite e Tétano

Em maio deste ano a secretaria da Saúde de Candelária já havia alertado, através da Folha, que a Hepatite B é um grave problema de saúde pública em todo mundo. Na mesma ocasião lançou uma campanha específica para a população de 11 a 19 anos que estava com o esquema de vacinação atrasado ou incompleto. Ontem, três meses depois do primeiro chamamento, foi reforçada a necessidade de ampliar a proteção contra a doença.

O apelo, agora, também se estende àqueles que ainda não fizeram a vacina antitetânica. De acordo com a enfermeira responsável, Melissa Rathke, o surgimento de casos de Hepatite B e de Tétano colocou as autoridades do setor em alerta. Segundo explica, só na região do Vale do Rio Pardo três pessoas contraíram Tétano - duas em Santa Cruz do Sul e uma em Venâncio. "A vacina deve ser feita pela população em geral. Este reforço se faz a cada 10 anos. É importante que as pessoas, especialmente do interior, estejam com a vacina em dia para evitar o contágio", diz.

Sobre a Hepatite B, ela ressalta que as doses também estão disponíveis para os grupos de risco, como profissionais da saúde, bombeiros, manicures, policiais, caminhoneiros, portadores de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), usuários de drogas, gestantes, portadores de Hepatite C e para quem possui contato com portadores de Hepatite B (na família). "Para garantir a proteção é preciso fazer o esquema completo, que é de três doses. A primeira garante 30% de proteção, a segunda 60% e a terceira 90%", ressalta.


SARAMPO - Outra recomendação é quanto à prevenção do Sarampo. "Quem ainda não fez a vacina deve procurar os postos. Recentemente foram registrados três casos em Belém do Pará e outros dois em Porto Alegre", acrescenta Melissa. Ela informa que estas pessoas contraíram a doença fora do Brasil, já que o vírus do Sarampo não circula no País desde 2000 segundo informações do Ministério da Saúde. Por isso, quem for viajar precisa se proteger para evitar possíveis contágios.

As doses estão disponíveis no posto de saúde central e nas ESF's dos bairros Marilene e Rincão Comprido, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


Sobre as doenças

> Hepatite

As manifestações causadas pelo vírus B variam de infecção inaparente com cura e sem sequelas até a cirrose e o câncer, podendo ainda originar hepatite aguda de diversos graus, infecção crônica inaparente (estado de portador) e hepatite crônica. A transmissão ocorre através de relações sexuais, de mãe para filho durante o parto (vaginal ou cesáreo), de ferimentos cutâneos, do compartilhamento de seringas e agulhas em usuários de drogas, da transfusão de sangue ou de acidentes com material biológico.


> Tétano

É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria chamada Clostridium que entra no organismo por lesões de pele (cortes ou arranhaduras). Esta bactéria é encontrada nas fezes de animais ou humanos que se depositam na areia ou na terra. A toxina causa espasmos musculares, inicialmente nos músculos do pescoço e da mastigação causando rigidez progressiva até atingir os músculos respiratórios. Além da vacinação periódica, as pessoas devem lembrar que todos os ferimentos sujos, fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras devem ser bem limpos e tratados para não proliferar a bactéria pelo organismo.








+ notícias