Candelária, 01 de Maio de 2024

Lauro retorna com boas perspectivas de Brasília
06 de Agosto de 2010

Lauro retorna com boas perspectivas de Brasília

O prefeito Lauro Mainardi e o engenheiro Roberto Waechter retornaram na última quinta, 29, de Brasília, onde estiveram desde o dia 27 para tratar de assuntos de interesse do município. Na agenda, encontros com ministros e deputados da bancada gaúcha. A ida à capital federal teve por objetivo acompanhar a tramitação de projetos que visam a liberação de recursos que somam mais de R$ 10 milhões. Na secretaria da Defesa Civil, do ministério da Integração Nacional, o prefeito e o engenheiro buscaram informações sobre as exigências técnicas previstas quando da aplicação dos recursos que foram disponibilizados para a recuperação dos pontos atingidos pelas últimas enchentes. Também aproveitaram para solicitar a aprovação dos projetos já cadastrados no Programa de Rede de Proteção Pluvial, que somam R$ 1,4 milhão, e buscam solucionar os alagamentos que ocorrem na cidade, especialmente quando há fortes chuvas.

No ministério das Cidades, eles acompanharam a tramitação dos projetos do PAC, no que se refere ao programa de Mobilidade Urbana - Qualificação de Vias Urbanas, que prevê a liberação de R$ 3,5 milhões para a pavimentação de ruas. O prefeito verificou, ainda, o PAC 2 - Programa de Habitação Popular, no valor de R$ 5,2 milhões, e que poderá viabilizar a construção de 113 unidades habitacionais, agregadas com infraestrutura completa, pavimentação, rede de distribuição de água, energia elétrica e esgoto. Tais investimentos deverão contemplar a Vila Ewaldo Prass e a rua Amândio Silva.

Já no ministério do Desenvolvimento Agrário, o chefe do Executivo e Waechter foram recepcionados pelo ministro Guilherme Cassel, gaúcho de Santa Maria e irmão do tabelião Flávio Cassel. Na ocasião, o prefeito tentou a liberação de uma retroescavadeira, junto ao Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos, para a recuperação das estradas vicinais. Além disso, foi tratado sobre a liberação de verba do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2 - junto ao Provias, na tentativa de viabilizar a aquisição de quatro caminhões basculantes.

ESPORTES - No Ministério dos Esportes, foi protocolada a alteração no projeto de construção do campo de futebol com Pista Olímpica, no Parque de Eventos. Inicialmente, a ideia da administração municipal seria construir o complexo esportivo junto às instalações do Grêmio Esportivo Juventude, na cidade. Porém, a tentativa restou frustrada porque não existe área suficiente para a construção da pista. Por este motivo, o secretário municipal de Planejamento, Bernardo Rizzi, observou que a ideia agora é realizar esforços para construir o complexo junto ao Parque de Eventos, que já possui dois ginásios. Rizzi acredita que ao centralizar as atividades esportivas em turno inverso ao das aulas, em um só local, viabilizaria o aporte de recursos, principalmente em razão das Olimpíadas de 2016. "Quem sabe não tenhamos grandes talentos nas escolas, e cabe a nós descobri-los", observa o secretário.

Rizzi revelou ainda que as obras - aprovadas, contratadas, em análise e em fase de licitação - totalizam 23 frentes, cujo investimento é de R$ 5.632. 966,47. No montante não está incluído o valor destinado à aquisição de veículos e equipamentos, apenas realizações de engenharia.

Fonte:Folha de Candelaria