Candelária, 02 de Maio de 2024

Executivo vai doar terreno para o Judiciário na Amândio Silva
06 de Agosto de 2010

Ao deixar a comarca de Candelária para assumir no município de Garibaldi, no dia 15 de dezembro de 2008, o juiz Gérson Martins da Silva reportou-se ao colega Celso Roberto Mernak Fialho Fagundes, dizendo que gostaria de deixar a comarca entregando o fórum em um prédio adequado aos serviços da justiça. Foram vários os esforços do juiz Gérson envidados neste sentido, mas o desejo acalentado sempre barrava em um problema: a doação de um terreno por parte da municipalidade. Passados um ano e oito meses, a notícia revelada nesta semana pela administração municipal indica que doação do terreno deve ser viabilizada em breve. Durante a semana, o juiz Celso Fagundes ratificou ao prefeito Lauro Mainardi a intenção de construir a nova sede da comarca e desta vez a prefeitura sinalizou positivamente para a doação de um terreno medindo 50x30 metros, na rua Amândio Silva, ao lado da nova creche municipal. Já vistoriado e com o aceite do juiz, a prefeitura passou nesta semana a reunir a documentação para individualizar a matrícula do imóvel. Depois, a Câmara de Vereadores deverá autorizar a doação ao Poder Judiciário para que as obras se iniciem efetivamente. Extraoficialmente, o prédio deverá ser erguido a partir do segundo semestre do ano que vem.

Atualmente a comarca de Candelária conta com apenas uma Vara Pública e um juiz titular. Com o novo espaço disponível, poderá ser criada uma nova vara para atender à demanda de processos que crescem consideravelmente a cada ano. A nova sede do Fórum será custeada integralmente com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário (FRPJ). Mudando-se para o Rincão Comprido, a obra valoriza o bairro e desafoga o fluxo do trânsito no centro da cidade.

PROJETO - O projeto arquitetônico do prédio do fórum seguirá o mesmo padrão já utilizado nas comarcas de Agudo, Faxinal do Soturno e Arroio do Tigre. Com três andares, terá uma área total de 1.277,04m² e acessibilidade para deficientes a todas as salas. Construída à base de concreto armado e painéis de vidro na fachada, a obra terá elevador e segue a tendência ecológica com um diferencial na última laje, que terá cobertura de grama. O terreno que divide o fórum da creche, também de propriedade da municipalidade, será utilizado inicialmente como estacionamento, mas existe a possibilidade de doação para a Ordem dos Advogados do Brasil construir no local sua subseção.

Fonte:Folha de Candelaria