Candelária, 02 de Maio de 2024

Projeto visa suprir déficit de árvores na cidade
06 de Agosto de 2010

Projeto visa suprir déficit de árvores na cidade

A secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Candelária lançou recentemente o projeto "Plante mais verde em sua vida". A iniciativa surgiu após a realização de um levantamento que apontou déficit de arborização no perímetro urbano do município. Além disso, se constatou o plantio irregular de algumas espécies. De acordo com a diretora da divisão de Meio Ambiente, Lidiane Radtke, há locais, por exemplo, onde não podem ser mantidas árvores de grande porte. Nestas situações também está se fazendo a substituição gradativa.

Em entrevista à Folha, ela explicou que o trabalho foi iniciado pela avenida Pereira Rego e teve sequência na rua Botucaraí. "O plantio está sendo padronizado por quadras. Apresentamos as espécies disponíveis aos moradores e eles escolhem aquela que mais lhe agrada", disse. "Onde tem fiação são plantadas as de pequeno porte, como a quaresmeira, o calistemo e a murta. Onde não há fiação são as de maior porte, como a pata-de-vaca, a sibipiruna e a manduirana", acrescentou.

MUDAS - As mudas foram adquiridas pela secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Por este motivo, Lidiane pediu a colaboração da comunidade no cuidado das árvores. "É importante que as pessoas ajudem a preservar. A comunidade precisa estar ciente de que a cada depredação será preciso fazer uma substituição e isto vai representar mais despesa para o município", ressaltou. Ao todo, o município comprou 210 mudas. "A próxima rua a ser arborizada é a Marechal Deodoro. Até o fim deste mês devem ser plantadas 100 árvores", informou. O "Plante mais verde em sua vida" será retomado no próximo ano.