Candelária, 02 de Maio de 2024

Lauro Mainardi é eleito o prefeito destaque da região
28 de Julho de 2010

Lauro Mainardi é eleito o prefeito destaque da região

Como anfitrião da reunião da Amvarp (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo) realizada no último dia 16, o prefeito Lauro Mainardi deu boas-vindas aos chefes de Executivos municipais visitantes, oportunidade em que falou do momento positivo vivido por Candelária. Pois no último fim de semana, Lauro recebeu uma notícia que representa o reconhecimento regional ao trabalho que vem desempenhando à frente dos destinos do município. Em escolha coordenada pelo Corede/VRP (Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo), Lauro Mainardi foi escolhido como Prefeito Destaque em participação e colaboração na região. A entrega da premiação/troféu acontecerá no dia 5 de agosto, às 17h45, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado. Além de Lauro, outros 27 prefeitos do Rio Grande do Sul receberão a distinção na mesma ocasião.

A finalidade de destacar os prefeitos gaúchos é estimular uma administração participativa. A promoção é do Instituto Municipalizar e do Grupo Record de Comunicação, com o aval da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e da AGM (Associação Gaúcha Municipalista). Levando em conta o mérito da premiação, o Corede/VRP e os demais 27 conselhos regionais aceitaram coordenar o processo nas 28 regiões coredianas. Em reunião com Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) no dia 17 de junho, houve a formação de uma comissão constituída por seis representantes das três microrregiões (metade Sul, Centro e Centro-Serra), com a coordenação do Corede/VRP. O grupo, de posse das informações encaminhadas pelos Comudes, analisou os dados, seguindo rigorosamente os critérios para a indicação do prefeito que representará o Vale do Rio Pardo. O encontro da avaliação final ocorreu na manhã da última sexta-feira, na sala de reuniões do Corede/VRP.

Os critérios para a pontuação envolveram a participação da comunidade nas definições do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) - percentagem do orçamento municipal definida por meio da participação popular; percentuais investidos em Educação e Saúde (nos últimos dois anos); existência de Plano Municipal de Desenvolvimento, Plano Diretor ou similar elaborado com a participação social; valorização do Comude e dos Conselhos Municipais Setoriais; participação em organizações regionais (Corede, Consórcios, Comitês de Bacias e Associação dos Municípios). Também contaram pontos a comprovação das presenças em eventos nos últimos 12 meses e a existência de mecanismos regulares de participação da sociedade, na definição de obras e serviços de interesse das comunidades por ocasião da elaboração do orçamento (Orçamento Participativo, Orçamento Comunitário, Orçamento Cidadão e outros).

Para o prefeito, mérito deve ser compartilhado

Embora satisfeito pelo reconhecimento, o prefeito Lauro demonstrou serenidade e humildade com a escolha como Prefeito Destaque da região. Ouvido na manhã de ontem em seu gabinete, ele disse que o mérito pela distinção recebida deve ser necessariamente compartilhado. Inicialmente, salientou, tem que ser dividido com sua equipe de trabalho, incluindo os servidores municipais, do mais humilde ao vice-prefeito Rui Beise, a quem agradeceu, de forma especial, pelo auxílio no comando da administração. Lauro também não esqueceu de lembrar o apoio da família. "Minha esposa e meus filhos estão se desdobrando para suprir a minha falta na empresa, permitindo minha doação integral aos assuntos do município", ressaltou.

O prefeito Lauro Mainardi ainda fez questão de agradecer a comunidade como um todo, lembrando a importância das parcerias firmadas com entidades e a iniciativa privada. Neste aspecto, lembrou do slogan de sua administração: desenvolvimento com ação e participação. "Apesar das dificuldades que enfrentamos, principalmente relacionadas ao clima, o município apresentou uma excelente capacidade de superação e mostra ações e indicadores bastante favoráveis. E isso vaza e está repercutindo na região e em todo o Estado", completou.

Fonte:Folha de Candelaria