Candelária, 02 de Maio de 2024

Prefeitura incrementa a frota
13 de Julho de 2010

Prefeitura incrementa a frota

Desde a última semana, a prefeitura de Candelária está investindo no incremento da sua frota de veículos e máquinas. As compras, feitas após a realização de pregões eletrônicos, se aproximam de R$ 1 milhão.

O primeiro veículo a chegar foi um microônibus Volkswagen, modelo Volare Executivo, ano e modelo 2010, adquirido junto à empresa Marcopolo S.A., de Caxias do Sul, por R$ 149.500,00. O veículo tem capacidade para 15 passageiros e irá servir à secretaria da Saúde para o traslado de pacientes que precisam se internar ou realizar exames em outros municípios. No mesmo pregão, a empresa Marcopolo venceu o certame para a entrega de uma Unidade Móvel de Saúde, no valor de R$ 212.500,00. No momento, o veículo está sendo estruturado para receber os equipamentos médicos e deverá ser entregue em breve.

AGRICULTURA - Já a secretaria da Agricultura recebeu nesta semana um caminhão-caçamba da marca Ford, modelo Cargo 2428, ano/modelo 2010, adquirido igualmente através de pregão eletrônico. Ao final do certame, a vencedora foi a empresa Konrad Caxias, Comércio de Caminhões Ltda., de Caxias do Sul, que apresentou a menor proposta: R$ 230 mil. No mesmo pregão foi aberto edital para a compra de uma escavadeira hidráulica, popularmente conhecida por draga. A máquina, uma Caterpillar 314-D LCR, com esteiras, foi adquirida da empresa Paraná Equipamentos Ltda., de Porto Alegre, que apresentou a oferta de R$ 360 mil. Segundo informações obtidas na prefeitura, a máquina deve ser entregue ao município nos próximos dias.

FIESTA - A secretaria de Administração recebeu na última quinta-feira, 1º de julho, um Ford Fiesta Sedan 1.6 ano/modelo 2010, que foi adquirido com recursos próprios no valor de R$ 40 mil. O pagamento, à vista, foi feito a Ford Motor Company Brasil Ltda. Conforme o secretário Paulo Butzge, além de servir à Pasta para o deslocamento de pessoal, o veículo chega como um reforço para o acompanhamento do Censo 2010.

Ele destaca que a meta da prefeitura é fiscalizar o decorrer do processo para que seja efetivamente comprovado que a população supera os 30.564 habitantes. Com isso, a prefeitura terá uma fatia maior no bolo do Fundo de Participação dos Municípios - FMP, cujo coeficiente atual é de 1.4 -, e que se confirmado o aumento populacional passará para 1.6. Segundo Butzge, isso representa um incremento de pelo menos R$ 1 milhão a mais nos cofres da prefeitura a cada ano. O índice de Candelária, que já foi de 1.6, em 2006, baixou para 1.4, em 2007, por conta da contagem populacional de 2006, quando o IBGE apontou que Candelária tinha menos do que 30 mil habitantes - 29.444.

Fonte:Folha de Candelaria