Candelária, 02 de Maio de 2024

Projeto de um distrito industrial ganha força
02 de Julho de 2010

A lei orçamentária de Candelária para 2011 - que deverá aportar na Câmara de Vereadores até o dia 31 de outubro - deverá estabelecer meta para aquisição de uma área de 25 hectares próxima à cidade. A intenção do prefeito Lauro Mainardi é projetar o distrito industrial do município em ponto favorável à implantação do projeto, uma vez que Candelária encontra-se em localização privilegiada, no eixo entre as principais rodovias da região, o que facilita a chegada de matéria-prima e o escoamento da produção. A notícia foi revelada na quarta-feira, 30, pelo secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Ilo Moraes. "A criação de uma área industrial irá oferecer maior espaço a empresas já existentes que queiram expandir suas atividades, ou novos a empresas que queiram se instalar no município", observa.

PROJETOS - Depois de adquirida a área, deverá ser feito pelo departamento de engenharia da prefeitura o projeto arquitetônico a fim de viabilizar recursos federais para a urbanização do distrito. "O governo federal oferece recursos a fundo perdido para municípios que já possuem uma área industrial e, certamente, teremos todas as condições para viabilizar estes recursos", salienta Moraes, observando que atualmente as empresas estão pulverizadas em torno da zona urbana. A ideia é urbanizar a área com 36 lotes de 5.000m², construir pavilhões e ceder às empresas para o uso; o restante da área engloba a construção de ruas, de área verde e de lazer, obedecendo a critérios técnicos. Para Moraes, a instalação de grandes empresas irá trazer outras, menores, prestadoras de serviços ou responsáveis pela terceirização na fabricação de componentes, o que vai ao encontro da ideia do prefeito, que é proporcionar emprego e renda à população.

O prefeito Lauro Mainardi lembra que a criação de empregos é um dos compromissos de sua gestão, e, segundo ele, isto somente poderá ser oportunizado com a chegada de novas empresas ou a ampliação das existentes. "O distrito irá fomentar as atividades econômicas gerando mais empregos e, consequentemente, mais riqueza", enfatiza.