Candelária, 02 de Maio de 2024

Corede revela os números finais da Consulta Popular
02 de Julho de 2010

A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Mariza Christoff, informou nesta semana que 63.605 eleitores participaram da Consulta Popular nos 23 municípios de abrangência do órgão. O número revela aumento de 32,36% de participação em relação ao ano passado, quando foram contabilizados 47.775 votos. Em Candelária, conforme adiantado pela Folha, 4.231 pessoas participaram somando 16.924 votos. Ela adiantou que com este resultado, o Vale do Rio Pardo garantiu participação no bônus de R$ 15 milhões oferecido às regiões que conseguiram manter o mesmo índice de votação alcançado no ano passado. Além deste montante, a região deve receber R$ 7.862.830,79 para investir nas demandas eleitas.

REUNIÃO - Na tarde de ontem, 1º, os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) do Vale do Rio Pardo estiveram reunidos, em Santa Cruz do Sul, para apresentação oficial do resultado da Consulta Popular 2010, que irá destinar R$ 165 milhões para o orçamento do governo do Estado (destes, R$ 15 milhões são do plus) em 2011. Conforme o presidente do Comude de Candelária, Air Menezes, o município foi contemplado com os projetos de nº 5 (Agricultura - Geração de Renda); nº 8 (Educação - Manutenção e Conservação de Espaços Escolares Ensino Fundamental e Médio); nº 12 (Segurança Pública - viatura leve para a Polícia Civil e uma viatura leve para a Brigada Militar). Além destes, foi aprovado o de nº 10 que contempla os hospitais Santa Cruz e Ana Nery, mais próximos de Candelária e, de certa forma, beneficiam a comunidade.

Menezes destaca que o 5º projeto a receber recursos, em vista da participação do eleitorado, é o de nº 9, que prevê recursos para Reforma/Ampliação/Equipamentos para Unidades Básicas de Saúde.

EXEMPLO - Em relação à Educação, Air explica que Candelária receberá menos recursos do que os outros municípios pela baixa mobilização das escolas estaduais. Ele cita como exemplo Santa Cruz do Sul que ganhará em torno de 25% do valor destinado enquanto que Candelária será apenas 3,94%. Isto demonstra que quanto maior a participação, maior a possibilidade de obtenção de recursos.