Candelária, 02 de Maio de 2024

Quarta para definir os investimentos da Consulta Popular
23 de Junho de 2010

Quarta para definir os investimentos da Consulta Popular

Depois de um certo tempo desacreditada, em vista do atraso na liberação dos recursos priorizados pelas comunidades, a Consulta Popular voltou a ter credibilidade. Isto porque o governo do Estado disponibilizou os recursos empenhados em anos anteriores e quitou os débitos pendentes. Na avaliação do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Air Menezes, o povo gaúcho dispõe de uma ferramenta importante para direcionar os investimentos que o Estado fará em 2011.

Através de um simples voto, amanhã, 23, será possível indicar quais áreas precisarão de recursos no próximo ano. Em Candelária, a votação poderá ser feita em 19 urnas - 12 fixas e sete móveis (locais e horários abaixo) - ou na internet através do site www.consultapopular .rs.gov.br. Cada eleitor terá o direito de priorizar quatro projetos e não deverá ultrapassar dois votos por área. Conforme Menezes, das 13 demandas que constam na cédula de votação, cinco são importantes para o município. São as de número 6, 7, 9, 12 e 13.

Na tentativa de sensibilizar a comunidade a participar deste importante processo, o Comude intensificou a divulgação dos locais de votação. "O eleitor costuma ir às urnas em época de eleger os candidatos aos cargos públicos, que nem sempre correspondem às suas expectativas. Nada mais justo do que ir às urnas também na Consulta Popular, através da qual se pode priorizar aquilo que realmente considera importante", observou o presidente.

Em entrevista à Folha, ele disse que para garantir os recursos é preciso alcançar uma votação que corresponda a, no mínimo, 10% do eleitorado local. Além dos R$ 150 milhões destinados à Consulta Popular 2010, o governo do Estado irá disponibilizar outros R$ 30 milhões a serem rateados entre os municípios que mobilizarem o maior número de eleitores.

Como votar

> Na internet através do site www.consultapopular.rs.gov.br - das 9h até a meia-noite

> Nas urnas fixas (Lepage, Penedo, Guia Lopes, Delegacia, Hospital, Postos de Saúde dos bairros Ewaldo Prass, Marilene e Rincão Comprido, Farmácia Municipal, Posto de Saúde Central e da Marechal, Prefeitura) - das 9h às 18h

> Nas urnas móveis (bairros Costa Norte, Princesa, Esmeralda, Por do Sol, Centro, Marilene, Ewaldo Prass e Rincão Comprido) - das 9h às 21h