Candelária, 07 de Maio de 2024

Dia do Desafio: Candelária vence de "goleada"
12 de Junho de 2010

Responsável pela coordenação da iniciativa no Brasil, o Sesc divulgou finalmente na quarta-feira, 2, os números da mobilização da cidade de Marcano, na Venezuela, a adversária de Candelária na edição 2010 do Dia do Desafio, que movimentou inúmeros municípios do continente americano no último dia 26. E o resultado surpreendeu pelo aspecto negativo. Apenas 80 pessoas participaram do Dia do Desafio na cidade venezuelana, número que corresponde a um percentual de inexpressivos 0,28% da população. A vitória de Candelária neste ano, portanto, representada por 9.257 pessoas, o equivalente a 30,4% do número de habitantes, registrou uma ampla e categórica vantagem. Uma verdadeira "goleada", na linguagem futebolística.

Informações não oficiais obtidas junto ao Sesc-Cachoeira do Sul dão conta de que a pouca mobilização registrada no município da Venezuela está relacionada a fenômenos climáticos. Segundo tais fontes, uma catástrofe relacionada a um tornado ou aos efeitos de um terremoto nas proximidades determinou a participação próxima de zero no Dia do Desafio. Se for assim, ficam plenamente justificados os números divulgados, prevalecendo a máxima de que o mais importante é competir e participar.