Candelária, 02 de Maio de 2024

Mais um reforço no combate ao trabalho infantil
12 de Junho de 2010

Mais um reforço no combate ao trabalho infantil

O Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado neste 12 de junho, foi marcado ontem, 10, em Candelária. Para tanto, a secretaria de Assistência Social, o gabinete da primeira-dama e a comissão municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi) organizaram um evento no centro social Amigo da Criança, no bairro Ewaldo Prass. Na ocasião, foram entregues as premiações aos alunos que participaram do concurso de desenhos e frases denominado de Pra você, o que é trabalho infantil? Todos receberam mimos e os premiados, medalha.

Conforme a psicóloga da Assistência Social, Graziele Mahl, os trabalhos foram desenvolvidos por cerca de 80 alunos do centro. Os do 1º ao 5º ano ficaram encarregados dos desenhos e os de 5ª a 7ª série, das frases. "Maioria evidenciou o trabalho infantil com situações que mostram crianças catando lixo, pedindo esmola nas ruas ou que retratam a exploração (violência sexual)", disse. Em entrevista à Folha, ela acrescentou que esta mesma pergunta do concurso foi respondida pelos representantes da Competi em uma de suas reuniões mensais. A solenidade foi acompanhada por inúmeros convidados - membros do Executivo e do Legislativo municipal, de secretarias, entidades e clubes de serviço. Na abertura, os alunos atendidos no centro social Amigo da Criança cantaram os hinos do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Candelária. Este, aliás, é um exercício que eles fazem semanalmente como forma de exercer a cidadania.

Ao se pronunciar, a primeira-dama Jussara Mainardi elogiou a disciplina das crianças e considerou que o trabalho com estes alunos resulta da integração de diversos órgãos e secretarias municipais. Lembrou, também, que Candelária já é reconhecida como "a capital da solidariedade" - referência, segundo ela, feita por um deputado que esteve na cidade acompanhando a solenidade de entrega de donativos para as famílias atingidas pela enchente. Igualmente emocionado, o prefeito Lauro Mainardi destacou que o cuidado dispensado às crianças hoje, vai evitar a marginalização no futuro. Foi enfático ao afirmar que todos têm a obrigação de trabalhar para melhorar as condições de vida de todas as crianças e adolescentes. Na sequência, a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, fez uma rápida apresentação sobre as situações que caracterizam trabalho infantil.

Além de eventos como o realizado ontem, a psicóloga Graziele destacou a realização da campanha nacional Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a FIFA, e que reforça a importância de combater qualquer situação que coloque em risco a integridade de crianças e adolescentes.

Fonte:Folha de Candelaria