Ir para o Conteúdo

Candelária, 02 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Distribuição do sopão solidário já começou
12 de Junho de 2010

Distribuição do sopão solidário já começou

Com a chegada do frio, o gabinete da primeira-dama de Candelária reeditou o Sopão Solidário, um dos seus principais projetos sociais. A iniciativa, realizada nos últimos quatro anos, tem o objetivo de amenizar o rigor dos meses de inverno com a distribuição de uma refeição quente. Os beneficiados são moradores carentes da rua Amândio Silva e dos bairros Ewaldo Prass e Marilene. A edição de 2010 começou na última semana. Na terça, 8, a Folha acompanhou a segunda distribuição feita às famílias do bairro Ewaldo Prass, no centro social Amigo da Criança.

Por volta das 13h30, um grupo de pessoas já formava fila para garantir a sopa. Com uma panela em mãos, a dona-de-casa Ironi Rodrigues da Silva, 60 anos, moradora da rua Zenith Heinze, se apressou para buscar a janta da neta Cândida, de três anos. Nos anos anteriores, ela enfrentou filas semelhantes para conseguir o sopão para os outros netos. "Hoje eles moram e trabalham em Porto Alegre, mas tomaram muita sopa distribuída aqui", disse. "As crianças gostam demais". Já o aposentado Pedro Cabral Pereira, 76 anos, da rua Raimundo Gomes de Sá, levou duas panelas. Uma para ele e a mulher, Manuela. Outra para a neta Mira Alessandra, de 16. "O sopão é bom. Tomo muito no inverno, quase que demais", brinca.

A entrega foi acompanhada pelo prefeito Lauro Mainardi e a primeira-dama Jussara. Em entrevista à Folha, ela explicou que semanalmente são preparados 12 panelões de sopa. A distribuição é feita as terças, quartas e quintas, a partir do meio-dia. Também acrescentou que o projeto tem apoio dos supermercados e açougues da cidade, através da doação de alimentos e carnes, e da Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), que disponibiliza as verduras. Soma-se, ainda, a colaboração de funcionários e voluntários, responsáveis pelo preparo.


MAIS - Com a inauguração da Cozinha Comunitária, que está sendo construída junto ao centro social Amigo da Criança, no bairro Ewaldo Prass, em breve o gabinete da primeira-dama poderá incrementar projetos como o Sopão Solidário. Outra distribuição iniciada recentemente é de pão - igualmente doado pela Ceasa/RS, às famílias da Amândio Silva e Ewaldo Prass, que têm crianças atendidas nos projetos sociais do município. A previsão é de que o sopão seja distribuído até meados do mês de setembro.


A entrega

Terças: bairro Ewaldo Prass, no centro social Amigo da Criança

Quartas: rua Amândio Silva, no projeto Acreditar

Quintas: bairro Marilene, no pavilhão da comunidade








+ notícias