Candelária, 07 de Maio de 2024

Verbas para revitalização da Casa de Cultura e praça já estão empenhadas
07 de Junho de 2010

Verbas para revitalização da Casa de Cultura e praça já estão empenhadas

O prefeito Lauro Mainardi telefonou ontem à tarde para a redação da Folha para transmitir uma boa notícia para a comunidade candelariense relacionada à área de turismo. Segundo informou, o Ministério do Turismo aprovou dois projetos encaminhados pelo Executivo municipal contemplando obras de revitalização para a praça Alberto Blanchard da Silveira e para a Casa de Cultura Marco Mallmann. O projeto da praça, viabilizado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB), totaliza um investimento de R$ 311.871,55, didivido em R$ 292.500,00 de recursos da União e mais R$ 19.371,55 de contapartida do município. Já a proposta de reforma da Casa de Cultura ganhou forma graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT). O investimento será de R$ 110.087,40, resultado da soma de R$ 97.500,00 repassados pela União com a contrapartida do município de R$ 12.587,40.

De acordo com a arquiteta e urbanista da prefeitura, Lorena Gazalle, o projeto de revitalização da praça inclui a troca da pavimentação, nova iluminação, construção de novos banheiros públicos, melhorias na área da feira ecológica, edificação de um novo espaço na Casa do Artesão e melhorias no mobiliário urbano, tais como bancos, lixeiras e brinquedos. Já para a Casa de Cultura, a proposta aprovada prevê obras na parte interna e externa, que incluem a substituição do telhado, novas instalações elétricas e hidráulicas, restauro da fachada e outras melhorias. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, essa obra se justifica plenamente pela precariedade do imóvel. "Além disso, trata-se de um prédio histórico e que abriga uma secretaria do governo municipal", completou.

O secretário municipal de Planejamento, Bernardo Rizzi, explicou que nos próximos dias a Caixa Federal deverá solicitar os projetos para análise. Uma vez aprovados, a Caixa autoriza a abertura de processo licitatório para executar as obras. A intenção é concluir os procedimentos licitatórios até o final de outubro e, se tudo correr dentro do previsto, iniciar as obras no início do próximo ano.

Fonte:Folha de Candelaria