Candelária, 07 de Maio de 2024

Candelária recebe R$ 700 mil para recuperar os estragos da enchente
07 de Junho de 2010

A prefeitura de Candelária recebeu nesta semana a confirmação da liberação de R$ 700 mil, provenientes do Ministério da Integração Nacional, para a reconstrução dos estragos causados pela enchente ocorrida em janeiro. A notícia soa como um alívio para o município, tendo em vista que reforçará o trabalho iniciado nos primeiros dias após o incidente. Na época, apesar da escassez de recursos, a administração mobilizou as equipes de Obras para recuperar os pontos mais críticos. O esforço foi empreendido com vistas a garantir condições de tráfego, tanto em estradas quanto em pontes, ainda que de forma provisória.

Agora, o recurso possibilitará a conclusão destes reparos. Informações da secretaria municipal de Planejamento dão conta de que a verba será utilizada na reconstrução de seis pontes e na recuperação de 80 quilômetros de estradas. As pontes estão situadas nas localidades de Rincão dos Bois, Capão do Valo, Faxinal dos Porto, Linha do Rio, Palmital e Linha Travessão. As estradas que receberão melhoria são as da Rebentona, Quilombo, Costa do Rio, Linha Alta, Alto da Légua, Picada Roos, Alto Passa Sete, Roncador e Linha Brasil.

Em entrevista à Folha, o secretário Bernardo Rizzi disse que o dinheiro está na conta da prefeitura desde terça, 25. Conforme ele, o comunicado da liberação foi feito pelos deputados federais José Otávio Germano, Luis Carlos Heinze e Mendes Ribeiro Filho. Estes, segundo destacou, também foram responsáveis por intermediar junto ao governo federal a destinação do montante ao município. Mobilizados, os parlamentares fizeram pressão para que o dinheiro fosse disponibilizado com brevidade. Os R$ 700 mil foram obtidos porque a prefeitura decretou situação de emergência por causa dos prejuízos ocasionados na enchente do dia 4 de janeiro.

Os trabalhos de reconstrução das pontes e de recuperação das estradas só devem iniciar depois da conclusão dos processos licitatórios.

Onde ficam

> Pontes

Rincão dos Bois, Capão do Valo, Faxinal dos Porto, Linha do Rio, Palmital e Linha Travessão;

> Estradas