Candelária, 07 de Maio de 2024

Pudim de Milho Verde é o vencedor do Concurso de Culinária
07 de Junho de 2010

Pudim de Milho Verde é o vencedor do Concurso de Culinária

A receita de Pudim de Milho Verde foi a grande vencedora do Concurso de Culinária, ocorrido na tarde do último sábado, na Festa do Milho & Feijão 2010. A autora da receita, a agricultora Andréa Gass, representante do grupo de mulheres Alegria do Saber, da localidade de Linha Alta, foi premiada com um forno elétrico. "Nos impressionou o aspecto rural das receitas, além do resgate da tradição culinária do interior", destacou o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz e também jurado do Concurso, Flávio Goulart.

Na segunda colocação ficou o Bolinho Frito de Feijão, preparado pela agricultora Simoni de Lima, representante do grupo Família Unida, da localidade de Rebentona, que recebeu como premiação um forno de microondas. A terceira colocada foi a receita de Bolacha de Milho, preparada pela agricultora Liselote Faber, representante da agroindústria Bolachas Caseiras Girassol, contemplada com uma panificadora. Em quarto lugar, ficou Docinho de Milho Verde, criada por Leoni Stein, representante do Grupo Família Correta, da Linha do Rio. Ela recebeu como prêmio uma batedeira. A quinta colocada foi a receita de Canjiquinha com Feijão, preparada por Claudete Alves Nunes, representante do grupo Arte Riso, de Vila Fátima, que foi agraciada com um liquidificador.

CRITÉRIOS - Os critérios de seleção das receitas pontuaram pela apresentação do prato, textura, aroma, equilíbrio, sinergia (soma dos ingredientes e agradabilidade ao palato), simplicidade e objetividade, criatividade e sabor. O júri, composto pelo gerente Flávio Goulart, chef Camila Abascal (restaurante Amélia), nutricionista Luana Vetoretti, nutricionista da secretaria municipal de Educação Patrícia Schaeffer e pela culinarista Gilda Rauber, teve dificuldades para eleger os vencedores. "Todos estavam ótimos e muito criativos", destacou a culinarista.

Após a eleição da receita vencedora, o apresentador do programa Um Gordo na Cozinha (veiculado pela Rede Bandeirantes), chef Zé Luiz, preparou um Risoto de Feijão, especialmente desenvolvido para a Festa do Milho & Feijão 2010.

A receita

Ingredientes

3 ovos, 1 1/2 xíc. de leite, 1 xíc. de leite condensado, 200 gramas de milho verde, 2 colheres de sopa de amido de milho, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de café de baunilha.

Modo de Fazer

Bater no liquidificador o leite com o milho verde, passar em uma peneira e jogar fora o bagaço. O líquido volta para o liquidificador, convém lavar o copo do liquidificador para que não fique casquinhas do milho e vai acrescentando o leite condensado, os ovos, o amido de milho, a bauninha e o açúcar. Bata tudo muito bem. Caramele uma forma de pudim, coloque a mistura e leve para assar em banho maria por 1 hora. Depois de assado, leve a geladeira e desenforme no dia seguinte. Sirva gelado.

Fonte:Folha de Candelaria