Candelária, 07 de Maio de 2024

Nova sede da Farmácia Municipal é inaugurada
07 de Junho de 2010

Nova sede da Farmácia Municipal é inaugurada

Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que precisam retirar medicamentos, agora devem se dirigir até a rua Thompson Flores, nº 408 (em frente à comunidade Sinodal). É neste endereço que está instalada a Farmácia Municipal de Candelária. A mudança de local ocorreu a cerca de dois meses, mas foi oficializada ontem, 1º, em solenidade prestigiada pelo prefeito Lauro Mainardi, o vice Rui Beise, secretários municipais, representantes de entidades e do comércio e a equipe da secretaria da Saúde. O pastor Júlio Bauer fez uma oração como forma de abençoar os trabalhos.

Ao se pronunciar, o secretário Aristides Feistler explicou que o atual imóvel - com área de 150 m² - vai propiciar a melhoria do atendimento à população. "A inauguração é tão importante quanto a construção de um prédio porque neste local está o sentimento de pessoas", disse. Também destacou que apesar das limitações financeiras o município tem investido na melhoria dos serviços prestados na área da saúde. Segundo ele, isto se evidencia nos números de atendimentos. Em 2009, por exemplo, 97.999 pessoas receberam medicamentos.

Conforme a coordenadora da Farmácia Municipal, Marisol Beskow Schneider, até alguns anos o movimento era intenso nos primeiros 10 dias do mês. "Agora, praticamente todos os dias há grande fluxo de pessoas", acrescentou. Atualmente, são disponibilizados 150 itens. "Destes, o município banca 20. Os outros 130 constam na lista básica e se adquirem com recursos repassados pelo governo estadual e federal", informou.

SENHAS - Outra novidade, neste novo endereço, é o atendimento com senhas diferenciadas. Os idosos, as gestantes e os portadores de deficiência são atendidos com as de cor azul e os demais pacientes com as de cor vermelha. Conforme Marisol, com isto se atende à legislação que igualmente é cumprida pelas agências bancárias, que visa priorizar o atendimento destes grupos. O imóvel tem recepção, área de dispensação, sala de assistência farmacêutica, almoxarifado, cozinha e sanitários. O atendimento é feito por cinco funcionários das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Atendimentos/ano

2006 59.603