Candelária, 06 de Maio de 2024

Verba para instalação de sinaleiras está garantida
22 de Janeiro de 2010

Verba para instalação de sinaleiras está garantida

Com a liberação do montante - R$ 100 mil -, o Conselho Municipal de Trânsito poderá solucionar problemas antigos. O objetivo inicial é alterar o tráfego no entorno da rodoviária e instalar duas sinaleiras no centro de Candelária. Uma na esquina do Clube Rio Branco e outra na esquina do Banrisul - dois locais de fluxo constante de veículos e pedestres. Conforme o presidente do órgão, Air Menezes, a colocação do semáforo nas imediações do Clube é necessária porque o percurso dos ônibus que saem da rodoviária vai mudar. "Os itinerários sairão da rodoviária, passarão pela rua Martinho Lutero e pela 7 de Setembro em direção à Júlio de Castilhos até o trevo", explica. "O retorno pela Marechal Deodoro deixará de ser feito para desafogar o trânsito naquelas imediações", acrescenta.
Portanto, os ônibus vão passar pela 7 de Setembro (lateral do Clube Rio Branco) e terão o tráfego controlado pela sinaleira. A entrada dos itinerários na cidade não sofrerá alterações. Já a que será instalada nas proximidades do Banrisul vai melhorar o trânsito da rua 15 de Novembro e da Pereira Rego. "Além de controlar o tráfego, vai ser possível ajustar o tempo (do sinal verde) nos horários de maior circulação de veículos, que é das 11h às 12h e das 16h às 18h", adianta Menezes.
O projeto - elaborado pela prefeitura e o Conselho Municipal de Trânsito - ainda prevê a mudança do estacionamento na avenida Marechal Deodoro. Do trecho entre a antiga Cagigo e o Hospital, por exemplo, as pistas serão divididas com tachões e o estacionamento será paralelo. "Também serão colocadas rotatórias duplas nas imediações do Guia Lopes e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde há um desencontro nas ruas. Nestes locais os motoristas precisam fazer uma volta no meio da pista ao atravessar", ressalta.

MAIS - Na avaliação de Air Menezes, a verba é suficiente para instalar as sinaleiras e fazer tais alterações. Estas, no entanto, não são as únicas mudanças que precisam ser feitas. Outra preocupação do Conselho Municipal de Trânsito é com relação à rua Gaspar Silveira Martins, no bairro Rincão Comprido. No local é preciso colocar redutores de velocidade em pelo menos dois pontos - defronte ao CTG e na ligação com a rua Duque de Caxias, onde há constante tráfego de ônibus. Assim que a Caixa aprovar o projeto é que o recurso deve ser liberado.

O que muda
> Marechal Deodoro: estacionamento será paralelo nos dois lados da rua e pistas serão divididas com tachões;
> Andrade Neves: tráfego em mão única (direção à rodoviária);
> Martinho Lutero: rua será alargada em 1,5 metro.

*Outras mudanças estão incluídas no projeto

Fonte:Folha de Candelária