Candelária, 06 de Maio de 2024

Cidade começa a se enfeitar para o Natal
20 de Novembro de 2009

Cidade começa a se enfeitar para o Natal

Se não chover, as ruas de Candelária recebem neste fim de semana os primeiros ornamentos natalinos. A confecção dos adereços iniciou há seis meses e, ao que tudo indica, a Terra do Botucaraí será referência em decoração também em 2009. Nos últimos cinco anos, desde o lançamento do Natal Criativo, a comunidade tem se orgulhado do que vê. Para os visitantes, é uma atração única. As luzes se misturam ao colorido dos enfeites e formam um cenário digno de ser registrado.
Na manhã de ontem, 19, alguns adereços - pequenas igrejas em madeira, pintadas de branco - já podiam ser vistos nas imediações do monumento do Colono, no bairro Rincão Comprido. À tarde, a reportagem da Folha esteve no gabinete da primeira-dama, onde voluntários concluíam a decoração. O local foi transformado num verdadeiro atelier de costura, já que maioria dos objetos é feito de modo artesanal. É justamente este o diferencial do Natal em Candelária. "Os nossos enfeites não são comprados. Tudo é feito artesanalmente por voluntários", diz a primeira-dama Jussara Mainardi. "Reaproveitamos muitas coisas da Páscoa. Reinventamos e usamos a criatividade porque tínhamos pouco dinheiro", adianta.
De acordo com ela, a Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) doou recursos para incrementar o Natal Criativo deste ano. O valor não foi divulgado. O número de artigos é expressivo. O pavilhão de propriedade do prefeito Lauro Mainardi também está abarrotado de objetos.

VOLUNTÁRIOS - O que será levado para as ruas é resultado de muito empenho e dedicação. Ao todo, 15 pessoas (voluntários, funcionários do gabinete e da oficina de marcenaria da prefeitura) deram sua contribuição. "Tivemos a mobilização de muita gente, inclusive da Melhor Idade. O trabalho teve que ser estendido para o turno da noite para que pudesse ser concluído", acrescenta.

RECONHECIMENTO - As ações desenvolvidas pelo gabinete da primeira-dama já despertaram o interesse de prefeituras de outros municípios, como Teutônia, Vera Cruz e Santa Cruz. Comitivas destas cidades estiveram em Candelária para conhecer alguns projetos, como o Natal Criativo, e implantá-los. Prova de que gostaram e motivo de orgulho para os candelarienses.