Ir para o Conteúdo

Candelária, 30 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Saiba como é o recolhimento do lixo na cidade e no interior
17 de Novembro de 2009

Saiba como é o recolhimento do lixo na cidade e no interior

O recolhimento e transporte de lixo é distinto no perímetro urbano e rural. No primeiro, o percurso semanal é de 594 quilômetros e se divide em três roteiros (diário; segundas, quartas e sextas; terças, quintas e sábados). No segundo, são percorridos 769 quilômetros por mês em seis itinerários. Outra diferença é que no interior é recolhido apenas o lixo seco.
Conforme o responsável pela secretaria de Agricultura, Orlando Kochenborger, todos os meses são divulgadas as datas com os respectivos roteiros. Neste mês, por exemplo, o serviço ainda ocorre na sexta, dia 20, e nas duas próximas segundas-feiras, dias 23 e 30 (confira abaixo). Todo material recolhido é depositado na Usina de Reciclagem instalada na Vila Passa Sete. Depois de separado, é comercializado para várias empresas. O coordenador do local, Iraí Fuchs, explica que a triagem é feita por três pessoas. Ao todo, o lixo é separado em 12 categorias. São elas: vidro (quebrado, de maionese, de conservas e de café), lata, ferro, alumínio, cobre, metal, alumínio (mole e duro), plástico e papel.

COMÉRCIO - A compra é feita por empresas de Arroio do Tigre, Estrela, Lajeado, Porto Alegre, Sapucaia, entre outras. "Só de plástico mole e litrão sai, em média, uma tonelada por semana. Já o vidro, não-aproveitável (quebrado), sai umas quatro ou cinco toneladas", destaca Fuchs.

LÂMPADAS - No interior, as lâmpadas e fluorescentes são recolhidas com o material seco e são classificadas na categoria dos vidros. Já na cidade, há duas opções: ou as pessoas colocam em embalagens separadas do outro lixo e bem acondicionadas para evitar quebras ou acidentes ou depositam em locais específicos. Um deles é a secretaria de Agricultura, onde está sendo montado um ambiente para esta finalidade.
Em entrevista à Folha, Orlando Kochenborger disse que em março deste ano o município firmou parceria com uma empresa de Caxias do Sul, conveniada ao governo do Estado, e que fará o recolhimento destes materiais para as prefeituras. "Quem tiver lâmpadas ou fluorescentes em casa e não sabe que destino dar para este material pode deixar aqui na secretaria. Basta acondicionar numa embalagem segura", afirma. Assim que necessário, a empresa é acionada para recolher o estoque.

LEGISLAÇÃO - Kochenborger lembra ainda que a partir de 2010 todos os fabricantes e revendedores de lâmpadas serão responsáveis pelo destino destes materiais. "A legislação estadual prevê que em até dois anos estas empresas se responsabilizem pelo destino final dos produtos", resume. Isto já é feito, por exemplo, pelo Sinditabaco, que recolhe anualmente as embalagens vazias de agrotóxicos.

Os roteiros
Itinerário I - 153 km
- Linha Bernardino até a escola. Retorna para Linha Curitiba e vai até Linha Brasil (Cerâmica Candelária). Retorna para Picada Roos até a escola Henrique Kaercher. Volta em direção ao Palmital até Picada Voelz retornando até a Igreja. Vai para o Travessão Schoenfeldt e Vila Botucaraí pela RSC 287. Entra pela estrada velha e passa na escola da Sesmaria do Pinhal até a cidade.

Itinerário II - 124 km
- Linha Boa Vista e Sesmaria do Cerro até a escola Batista Furlan em direção ao Faxinal dos Porto até a igreja. Passa pela residência da senhora Giselda até a encruzilhada. Retorna, faz toda a extensão do Faxinal dos Porto, pela estrada geral, passa pela Vila Botucaraí na escola Fábio dos Santos. Retorna pela RSC 287 em direção a Linha Palmeira, Bom Retiro (Ernesto Furlan até a igreja). Retorna em direção a Picada Escura, passa na escola Adão Jaime Porto, pela estrada geral, vai até a Vila Fátima e recolhe até o Parque de Eventos.

Itinerário III - 98 km
- Passa Sete, pela ERS 400, entra no Alto Passa Sete até o fim da linha de ônibus. Retorna Ponte do Império e segue ERS 400. Entra Arroio Grande até fim da linha de ônibus. Retorna pela mesma estrada em direção a Linha do Salso, até o fim da linha de ônibus. Retorna pelo salão Rohde, retorna ERS 400, e vai até Cooperativa. Retorna e entra para Linha Travessão até fim da linha de ônibus e retorna para a cidade.

Itinerário IV - 95 km
- Linha do Sul, começa no trevo para Linha Alta pela Tiririca, sai no ginásio da Linha Alta e segue pela estrada de acesso ao ginásio do Olarias. Entra no asfalto seguindo para o Quilombo até o Beise. Retorna pela mesma estrada e vai para Costa do Rio até a igreja. Retorna pelo asfalto até o trevo da Linha do Sul. Entra na Linha Facão saindo próximo ao Clube Sul, até o pedágio. Retorna pela RSC 287.

Itinerário V - 147 km
- Picada Karnopp pela ERS 400. Entra para o Roncador no cemitério até a comunidade Nossa Senhora de Fátima. Retorna até Erno Goelzer, passa pela escola e comunidade São Luiz. Sai em direção ao asfalto, passa pela Vila União e entra para Arroio Lindo até as cinco esquinas. Retorna e vai para Três Pinheiros e Alto da Légua até a família Rehbein. Retorna pelas Amoreiras até a cidade.

Itinerário VI - 152 km
- Rebentona, entrando no Zezinho até os Gewehr e na outra estrada até escola. Retorna por Santa Fé até asfalto. Vai em direção ao Pinheiro, entra Rincão dos Bois, passa pelo Rincão do Taquarussú, Rincão da Lagoa até a igreja. Retorna em direção ao Rincão dos Gomes, passando pela escola Otacílio até o trevo do Bexiga. Retorna estrada geral em direção ao Pinheiro.








+ notícias