Candelária, 30 de Abril de 2024

O novo mapa da Expocande
10 de Novembro de 2009

O novo mapa da Expocande

As torneiras de São Pedro, que despejaram mais de 250 milímetros de chuva em Candelária desde quarta-feira, 4, até sábado , 7, frustraram em parte organizadores, expositores e visitantes da Expocande 2009. Em parte porque no domingo, 8, com torneiras fechadas e céu aberto, gente de toda a parte veio aproveitar o último dia de festa. No domingo, a impressão foi outra. O número de carros nos dois lados do acostamento da RS 410 formou uma fila desde o trevo de acesso ao município até próximo da Vila Fátima. A comissão executiva ainda não revelou os números, mas acredita que pelo menos 20 mil pessoas prestigiaram a Expocande deste ano, mais da metade somente no último dia. Apesar de o parque funcionar em caráter provisório, a impressão dos visitantes e dos expositores foi boa, mas alguns aspectos negativos foram revelados. Sobre a drenagem do estacionamento - que impediu que 70% da área fosse utilizada -, e a carência de banheiros coletivos recaíram as principais queixas. Por outro lado, bons negócios foram fechados ou alinhavados durante a Expocande, é o que afirma Fernando Lersch, presidente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária - Acic -, e integrante da comissão executiva da feira. "Como o parque ainda não está concluído, realizamos a festa em condições mínimas de estrutura, mas daqui a dois anos, na próxima Expocande, a realidade será bem diferente. Anotamos as sugestões dos expositores e visitantes e tiramos boas lições para nos prepararmos para 2011", considera Lersch.

SUCESSO - O empresário Roque Rathke, presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo e também integrante da comissão executiva, disse que em linhas gerais a festa foi um sucesso. Para ele, o parque atendeu às necessidades principais para a realização da Expocande, mas acusou problemas decorrentes da chuva. "Se por um lado os problemas enfrentados com o estacionamento foram grandes, por outro o público registrado no domingo demonstrou que a Expocande é realmente uma grande festa", destaca, projetando para 2011 uma festa diferenciada, com aumento da praça de alimentação, a realização de apenas um grande show nacional e a realização de mais bailes e pontos com música ao vivo. Em relação à parte cultural, evidenciou a bela apresentação do coral municipal, a interatividade do grupo de teatro e a mostra paleontológica, onde, segundo ele, 95% do público foi prestigiar. Roque Rathke ainda lembrou que tudo só foi possível graças às parcerias firmadas e que envolveram a Associação Cultural, prefeitura, Associação do Comércio e Indústria, Restaurante da Ilha e todos os expositores. Ele enalteceu ainda o trabalho dos principais meios de comunicação da cidade e da região, pela excelente divulgação e comprometimento com a maior festa de Candelária, e à Polícia Rodoviária Estadual e ao Daer, que liberaram o acostamento da RS 410 para estacionamento dos veículos ao longo da via. "Foi um experimento em uma nova estrutura, as falhas serão corrigidas e para 2011, se o tempo colaborar, teremos outra grande festa", conclui Rathke.

MAIS INVESTIMENTOS - O prefeito Lauro Mainardi ressalta que a Expocande foi realizada em um parque com estrutura provisória e credita à chuva o pequeno fluxo de público nos três primeiros dias. Todavia, mesmo sem ter informação em relação aos números, acredita que a projeção inicial de 50 mil visitantes teria sido superada se o tempo tivesse colaborado. Mainardi relembrou que o parque ainda não foi entregue oficialmente porque precisa de muitos investimentos, como o término da construção dos dois ginásios, o sistema de drenagem do estacionamento e a construção de banheiros. "Nos próximos dias pretendemos realizar uma reunião entre as entidades envolvidas para analisar os pontos positivos e negativos da feira", considera. "Queremos corrigir tudo para 2011, mas a Expocande já deu mostra de que a engrenagem que congrega indústria, comércio e agropecuária está funcionando e andando para a frente, buscando a posição que Candelária merece, ser um polo de desenvolvimento para a região, o Estado e até o país ver", projeta o prefeito. O prefeito fez questão de agradecer a todos pelo empenho e, principalmente, enalteceu a confiança que todos os setores representados na Expocande tiveram nesta administração ao se fazerem presentes na feira.

Fonte:Folha de Candelaria