Candelária, 07 de Maio de 2024

Tradição que se renova
22 de Setembro de 2009

Tradição que se renova

O temor em relação ao avanço da gripe A chegou a preocupar os organizadores. Além disso, a grave crise financeira enfrentada pelos municípios também ameaçava prejudicar a realização das atividades. Pois contrariando totalmente essas expectativas, a Semana Farroupilha 2009 de Candelária foi encerrada no domingo, 20, contabilizando números e resultados nunca registrados nas edições anteriores. "Foi uma maravilha", resumiu o patrão Clécio Nascimento, do CTG Sentinela dos Pampas, que foi mais uma vez a principal referência do culto às tradições gaúchas em Candelária. O evento teve a organização do CTG e parceria com a prefeitura e a Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev).

Conforme Clécio, as rondas crioulas lotaram as dependências do CTG todas as noites. A maior movimentação de pessoas na comparação com anos anteriores, segundo acrescentou, também foi medida pelo expressivo aumento na comercialização de bebidas. O patrão disse, ainda, que esta grande participação popular reafirma a força do tradicionalismo no município e justifica o esforço que as lideranças vêm fazendo, com o apoio da prefeitura, em sempre melhorar a estrutura física do Sentinela dos Pampas.

O desfile alusivo ao 20 de Setembro também reforçou o sucesso da programação deste ano. Cerca de 150 cavalarianos participaram da manifestação que homenageou os ideais farroupilhas. Entre peões e prendas de diferentes faixas etárias, o prefeito Lauro Mainardi também marcou presença no desfile. A respeito da participação de várias crianças, o patrão Clécio comentou que isso representa a permanente renovação de um movimento que busca preservar a identidade do gaúcho. Para o próximo ano, Nascimento projeta dar ao desfile um caráter temático, a partir de uma sugestão da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Por volta das 17h de domingo, ao lado de Flávio Stoll, Leandro Figueiró e Alcemar Emmel, o patrão extiguiu a chama crioula, encerrando, de forma oficial, a Semana Farroupilha que, como se viu, promete retornar com muita força em 2010.

Fonte:Folha de Candelária