Ir para o Conteúdo

Candelária, 07 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Nunca se viu tanta moto
22 de Setembro de 2009

Nunca se viu tanta moto

Sobre motos de todos os tamanhos, cores e potências e vindos dos mais diversos rincões do Estado, cerca de 450 motociclistas apearam em Candelária na tarde do último domingo, antes de concluir o percurso de 980 quilômetros do "Abraçando o Rio Grande", evento idealizado pela Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul para reverenciar o 20 de Setembro e que em 2009 chegou à sua nona edição. A atração mudou a rotina da pacata e tranquila Candelária, levou um grande público para a avenida Pereira Rego, e o ronco dos motores aliado à beleza das motos minimizou os efeitos do atraso, já que a chegada estava prevista para a parte da manhã. O evento teve suporte da prefeitura de Candelária através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e do motogrupo Aventureiros do Botucaraí e precedeu o tradicional desfile de cavalarianos que encerra as comemorações da Semana Farroupilha. Sem dúvida, o maior realizado até então.

Com a chegada dos mototuristas, a avenida Pereira Rego ficou tomada pelos cavalos de ferro e pelo público nos dois sentidos. O prefeito Lauro Mainardi, acompanhado do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, das princesas do município, Ginevra da Silveira e Melise Wollmann e dos mascotes Candino e Candina, deram as boas vindas aos visitantes. Após, todos se dirigiram ao Clube Rio Branco para o almoço. Em seguida, o motogrupo candelariense Aventureiros do Botucaraí prestou uma homenagem a Jorge Monteiro, presidente de honra da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, e a Humberto Lague, diretor da Federação Gaúcha de Motociclismo, idealizadores do evento.

ESTRUTURA - Segundo o diretor de turismo e um dos organizadores da recepção, Erian Thieves dos Santos, a estrutura montada teve como objetivo divulgar o município como destino turístico aos visitantes. Nas imediações do Clube, foram colocados estandes onde o Grupo de Escoteiros Botucaraí, o Horto Medicinal Girassol, o Museu Rural e a Rota Aventuras expuseram as potencialidades turísticas de Candelária. No salão nobre do Clube Rio Branco, onde aconteceu o almoço, foi instalado um telão com vídeo divulgando o turismo, a cultura e o esporte de Candelária, além de convidar os visitantes a prestigiarem a Expocande 2009. Durante a recepção, a Banda Depp Sky, de Candelária, executou grandes clássicos do rock. O grupo de teatro Cara e Cor’agem também realizou esquetes junto ao público, levando muita alegria e descontração.


AGRADECIMENTOS - O presidente de honra da Associação dos motociclistas do Rio Grande do Sul, Jorge Monteiro, elogiou a maneira como o município recepcionou os motociclistas. Monteiro, que é um dos idealizadores do Abraçando o Rio Grande, salientou que o evento tem também como objetivo visitar os municípios do interior do Estado que ainda não são conhecidos pela maioria do grupo, proporcionando a eles conhecer locais com grande potencial turístico. "Candelária está de parabéns pela recepção. Com certeza, hoje foi plantada uma semente que poderá render bons frutos", disse. Após o almoço, os participantes do Abraçando o Rio Grande abasteceram suas motos no Posto Lago Azul e rumaram de volta a Porto Alegre para concluir a jornada iniciada no sábado pela manhã. Erian Thieves dos Santos faz um agradecimento especial aos patrocinadores, Brigada Militar, Palco Som e Luz, ao Grupo de Escoteiros Botucaraí, Clube Rio Branco, Rota Aventuras, Horto Medicinal, Museu Rural, Banda Deep Sky, Grupo de teatro Cara e Cor’agem, a equipe de som automotivo da Estofaria Candelária e a comunidade em geral pela forma hospitaleira como recebeu os motociclistas.


Dos visitantes, só elogios

O 9º Abraçando o Rio Grande iniciou no sábado, 19, com a saída de Porto Alegre. Da capital, os motociclistas seguiram viagem até a cidade de Rosário, onde pernoitaram. No domingo, 20, pela manhã, o comboio passou por Santa Maria e, após, rumou para o almoço em Candelária. Daqui, levaram ótimas impressões. Participando pela primeira vez do evento, a porto-alegrense Manu Pastro estava encantada com a cidade e com a recepção do município. "Não conhecia Candelária e achei a cidade bonita, conservada e o povo bastante hospitaleiro", frisa. O motociclista Leandro Rodrigues, de Canoas, participa desde o primeiro evento e elogiou a recepção do município. "De todas, acho que essa foi uma das melhores recepções", diz. Gilberto de Araújo Junior e Sara Herbe, de Guaíba, elogiaram o local onde a recepção aconteceu. "As ruas aqui são bem amplas, possuem espaço, os organizadores estão de parabéns, muito legal esta recepção", pontuaram. Gustavo Pinheiro e Cristiane Ely, de Porto Alegre, participantes do Grupo Federal Moto, também foram só elogios a Candelária. "A cidade é aconchegante, típica de interior. Temos só a agradecer o carinho das pessoas e a recepção que tivemos aqui", disse Gustavo. "Vamos levar uma imagem bastante positiva de Candelária", finalizou Cristiane








+ notícias