Candelária, 07 de Maio de 2024

Nunca se viu tanta moto
22 de Setembro de 2009

Nunca se viu tanta moto

Sobre motos de todos os tamanhos, cores e potências e vindos dos mais diversos rincões do Estado, cerca de 450 motociclistas apearam em Candelária na tarde do último domingo, antes de concluir o percurso de 980 quilômetros do "Abraçando o Rio Grande", evento idealizado pela Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul para reverenciar o 20 de Setembro e que em 2009 chegou à sua nona edição. A atração mudou a rotina da pacata e tranquila Candelária, levou um grande público para a avenida Pereira Rego, e o ronco dos motores aliado à beleza das motos minimizou os efeitos do atraso, já que a chegada estava prevista para a parte da manhã. O evento teve suporte da prefeitura de Candelária através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e do motogrupo Aventureiros do Botucaraí e precedeu o tradicional desfile de cavalarianos que encerra as comemorações da Semana Farroupilha. Sem dúvida, o maior realizado até então.

Com a chegada dos mototuristas, a avenida Pereira Rego ficou tomada pelos cavalos de ferro e pelo público nos dois sentidos. O prefeito Lauro Mainardi, acompanhado do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, das princesas do município, Ginevra da Silveira e Melise Wollmann e dos mascotes Candino e Candina, deram as boas vindas aos visitantes. Após, todos se dirigiram ao Clube Rio Branco para o almoço. Em seguida, o motogrupo candelariense Aventureiros do Botucaraí prestou uma homenagem a Jorge Monteiro, presidente de honra da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, e a Humberto Lague, diretor da Federação Gaúcha de Motociclismo, idealizadores do evento.

ESTRUTURA - Segundo o diretor de turismo e um dos organizadores da recepção, Erian Thieves dos Santos, a estrutura montada teve como objetivo divulgar o município como destino turístico aos visitantes. Nas imediações do Clube, foram colocados estandes onde o Grupo de Escoteiros Botucaraí, o Horto Medicinal Girassol, o Museu Rural e a Rota Aventuras expuseram as potencialidades turísticas de Candelária. No salão nobre do Clube Rio Branco, onde aconteceu o almoço, foi instalado um telão com vídeo divulgando o turismo, a cultura e o esporte de Candelária, além de convidar os visitantes a prestigiarem a Expocande 2009. Durante a recepção, a Banda Depp Sky, de Candelária, executou grandes clássicos do rock. O grupo de teatro Cara e Cor’agem também realizou esquetes junto ao público, levando muita alegria e descontração.

AGRADECIMENTOS - O presidente de honra da Associação dos motociclistas do Rio Grande do Sul, Jorge Monteiro, elogiou a maneira como o município recepcionou os motociclistas. Monteiro, que é um dos idealizadores do Abraçando o Rio Grande, salientou que o evento tem também como objetivo visitar os municípios do interior do Estado que ainda não são conhecidos pela maioria do grupo, proporcionando a eles conhecer locais com grande potencial turístico. "Candelária está de parabéns pela recepção. Com certeza, hoje foi plantada uma semente que poderá render bons frutos", disse. Após o almoço, os participantes do Abraçando o Rio Grande abasteceram suas motos no Posto Lago Azul e rumaram de volta a Porto Alegre para concluir a jornada iniciada no sábado pela manhã. Erian Thieves dos Santos faz um agradecimento especial aos patrocinadores, Brigada Militar, Palco Som e Luz, ao Grupo de Escoteiros Botucaraí, Clube Rio Branco, Rota Aventuras, Horto Medicinal, Museu Rural, Banda Deep Sky, Grupo de teatro Cara e Cor’agem, a equipe de som automotivo da Estofaria Candelária e a comunidade em geral pela forma hospitaleira como recebeu os motociclistas.

Dos visitantes, só elogios

O 9º Abraçando o Rio Grande iniciou no sábado, 19, com a saída de Porto Alegre. Da capital, os motociclistas seguiram viagem até a cidade de Rosário, onde pernoitaram. No domingo, 20, pela manhã, o comboio passou por Santa Maria e, após, rumou para o almoço em Candelária. Daqui, levaram ótimas impressões. Participando pela primeira vez do evento, a porto-alegrense Manu Pastro estava encantada com a cidade e com a recepção do município. "Não conhecia Candelária e achei a cidade bonita, conservada e o povo bastante hospitaleiro", frisa. O motociclista Leandro Rodrigues, de Canoas, participa desde o primeiro evento e elogiou a recepção do município. "De todas, acho que essa foi uma das melhores recepções", diz. Gilberto de Araújo Junior e Sara Herbe, de Guaíba, elogiaram o local onde a recepção aconteceu. "As ruas aqui são bem amplas, possuem espaço, os organizadores estão de parabéns, muito legal esta recepção", pontuaram. Gustavo Pinheiro e Cristiane Ely, de Porto Alegre, participantes do Grupo Federal Moto, também foram só elogios a Candelária. "A cidade é aconchegante, típica de interior. Temos só a agradecer o carinho das pessoas e a recepção que tivemos aqui", disse Gustavo. "Vamos levar uma imagem bastante positiva de Candelária", finalizou Cristiane