Candelária, 07 de Maio de 2024

"União Faz a Vida" capacita professores
21 de Setembro de 2009

"União Faz a Vida" capacita professores

Estimular a formação dos profissionais e despertar o interesse pelo cooperativismo. Estes são alguns dos objetivos do "União Faz a Vida", desenvolvido pelo Sicredi, através de parceria com a secretaria municipal de Educação. O programa está em andamento desde o ano passado no município e busca incentivar, com ações práticas, a realização de projetos de interesse (ou em benefício) da comunidade.

Na última semana, por exemplo, foi ministrada uma oficina de Educação Financeira para os 167 professores da rede municipal de ensino e que fazem parte do "União Faz a Vida". De acordo com a assessora de programas sociais do Sicredi, Luci Fornari Abreu, a discussão deste assunto com os educadores é de extrema importância. "Queremos preparar os professores e incentivá-los a debater esta questão em sala de aula", diz. "Hoje não podemos deixar de ensinar noções de economia aos estudantes. É preciso fazer com que a criança repense seus gastos, pois assim ela vai aprender a poupar e ajudar os pais no dia-a-dia", completa.

Já a coordenadora do programa em Candelária, Brunilda Pereira, acrescenta que também é preciso ensinar o que necessariamente deve ser consumido. "Não se pode gastar por gastar; a criança tem que aprender a pensar antes de consumir e saber o que realmente precisa comprar", explica. O assunto foi ministrado por Sâmara Berger, mestre em Metodologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O encontro, ocorrido na manhã de sexta, 11, serviu para sensibilizar os educadores. Num segundo momento, possivelmente em 2010, a oficina terá continuidade com os profissionais que tiverem interesse de desenvolver projetos nesta área. Na sequência - terceiro passo -, eles serão auxiliados a colocar as ações em prática.

Na avaliação de Luci, os professores têm inúmeras ideias de projetos que podem ser realizados na escola ou na comunidade, mas não conseguem dar visibilidade, ou seja, o trabalho fica restrito aos alunos. "Com o ‘União Faz a Vida’ destacamos a importância de buscar parcerias na própria comunidade. É assim que também poderão ser calculados os investimentos necessários para dar maior notoriedade à determinada ação", ressalta.