Candelária, 07 de Maio de 2024

Inscrições para o Censo 2010 iniciam segunda-feira
18 de Setembro de 2009

Quem quiser participar do Censo 2010, como agente censitário municipal ou supervisor, tem até o próximo dia 6 de outubro para confirmar a inscrição. Para tanto, basta acessar o site www.cesgranrio. org.br ou procurar um dos postos de inscrição. Em Candelária, serão oferecidas seis vagas e em Cerro Branco e Novo Cabrais, duas. O custo é de R$ 22,00.

Conforme o coordenador de subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Círio Sabin, estão aptos os candidatos com 18 anos, que sejam brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados e que possuam o Ensino Médio completo. Também é preciso estar em dia com os serviços eleitoral e militar.

As provas serão aplicadas no dia 6 de dezembro, das 13h às 17h, em locais a serem definidos. Para cada cargo será estipulado um número de questões, que varia de 50 a 60, e envolve conhecimentos em áreas distintas.

Em todo país, foram abertas 33.012 vagas para os cargos de agente censitário municipal, supervisor, administrativo, regional e de informática. Em Candelária, serão contratados apenas cinco supervisores e um municipal. Já em Cerro Branco e Novo Cabrais serão nomeados um agente municipal e um supervisor.

Em Candelária, bairros e distritos terão representantes

A Folha já havia publicado na sua edição do dia 31 de julho que a Comissão Censitária municipal terá a participação de líderes dos bairros e distritos. Naquela ocasião, o secretário de Planejamento e Governo, Bernardo Rizzi, informou que estas pessoas seriam os "facilitadores" no acesso às famílias que moram em suas respectivas áreas de abrangência.

A escolha destes representantes foi inicialmente sinalizada para o mês de setembro. Entretanto, a prefeitura terá que aguardar a vinda de uma equipe do IBGE de Cachoeira do Sul, que divulgará as informações detalhadas sobre novos distritos criados neste ano - número de moradores e respectiva faixa etária, de escolas, condições de saneamento, etc. Com estes dados, já relacionados aos novos mapas, é que poderá ser iniciado o roteiro de reuniões nos bairros e distritos.

PARA LEMBRAR - Através desta iniciativa, a prefeitura quer evitar a possível exclusão de alguma família na contagem. Isto ocorreu, conforme Rizzi, na contagem populacional de 2007, quando inúmeras pessoas relataram que não haviam sido procuradas pelos recenseadores. Além disso, permitirá que a prefeitura obtenha os valores justos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o qual tem por base de cálculo o número de habitantes.