Candelária, 20 de Abril de 2024

Índices positivos apontam crescimento de Candelária
22 de Novembro de 2017

Índices positivos apontam crescimento de Candelária
Prefeito recebeu relatório na manhã desta quarta-feira

Mesmo diante de uma crise sem precedentes no Governo Federal, e consequentemente nos governos Estaduais e Municipais, Candelária tem conseguido não somente manter os seus indicadores financeiros, mas apresentando crescimento.
Prova disso,são os índices municipais de produção, extração animal e vegetal, onde o  município tem crescido acima da média estadual, com valor adicionado no ano de 2016 na ordem de R$ 210.477.000,60, 3% acima do Estado. É o que apontam os resultados apresentados por Alcione Francisco Machado,  servidor  do Departamento de ICMS do município, ao prefeito Paulo Butzge na manhã desta quarta-feira, 22. No relatório, se destaca a linha de serviços (pintores, jardineiros, pedreiros, etc) quando o município cresceu 18,99%, e o Estado teve um decréscimo de -0,12%. Também na Indústria de Transformação o município teve variação positiva de 53,47%, e o estado apenas  3,44%. Na Indústria de Beneficiamento, a variação do município ficou em 53,62%, e do estado com 2,10%, ou seja, o crescimento do município quando comparado com o estado ficou 51,52%  acima da média estadual, e também no Comércio Atacadista, Candelária teve uma variação de 22,46%, enquanto o estado foi de apenas 5,32%, além do Comércio Varejista ter a variação 3,56% acima do ano anterior. Com relação ao ano de 2015, Candelária teve um crescimento com relação a 2016 de 15,69% no índice geral de atividades econômicas.
Com todas essas boas  informações, o município sofreu alteração positiva nos índices de participação do Estado, dos atuais 0,203783 para 0,213081, um grande salto que acontece em tempos de crise, quando outros municípios apresentam índices até mesmo negativos.
Já no PIT (Programa de Integração Tributaria) o município aumentou de 15 para 57 pontos semestrais, tendo essa variação com a implantação do Programa Nota fiscal Gaúcha e incentivos a emissão de notas fiscais.
 O prefeito Paulo Butzge comemorou o resultado, lembrando que “a  gente colhe o que planta, e desde 2013 estamos plantando as melhorias no município, parte desta colheita está a caminho, e isso garante aos munícipes uma melhor qualidade de vida, já que o aumento na participação dos impostos reflete obrigatoriamente em melhorias para o município”, finalizou Butzge.

Na foto Alcione Francisco Machado com o prefeito Paulo Butzge