Ir para o Conteúdo

Candelária, 20 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

II Fórum da Consciência Negra
15 de Novembro de 2017

II Fórum da Consciência Negra
Evento aconteceu na Rua Coberta
 
Candelária realizou nesta terça-feira, 14, o 2º Fórum Municipal da Consciência Negra com o tema “Nem preto nem branco, minha raça é humana”, uma ação a respeito do tema, já que no próximo dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos  Palmares, que morreu em combate no ano de 1695, defendendo seu povo e sua comunidade.
Para lembrar a data, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Creas Cuidar e Secretaria Municipal de Educação preparou um dia de atividades objetivando envolver escolas e comunidade em geral a reflexão e mobilização, na busca por uma sociedade mais justa.
O evento, que aconteceu na Rua Coberta, trouxe os palestrantes de Cachoeira do Sul, ativistas negros Ana Lucia Machado Falcão, Jaqueline Gonçalves e Marcio Silva para falar a respeito de Cultura Afro, Religião Afro e Afro Brasileira. Também presente no evento,  José Ipê da Silva, agente de desenvolvimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, que falou na abertura a respeito da condição do negro no Brasil. Também se manifestaram o prefeito Paulo Butzge e as secretárias de Assistência Social, Marta Emmel e de Educação, Esther Spengler. Também presentes ao evento o vice-prefeito Nestor Ellwanger e o vereador Celso Gehres, além do presidente do Sindicato Rural, Mauro Flores.
Durante todo manhã,  ações aconteceram na Rua Coberta, com espetáculo do Coletivo Negressencia de Santa Maria e apresentações culturais das escolas do município, com armazém cultural e mostra das Escolas do Município. No período da tarde, reapresentação do Espetáculo Coletivo Negressencia e teatro a cargo da Escola Christiano Afonso Graeff.  As atividades se encerraram por volta das 16 horas.
Erni Bender
Assessor de Imprensa
 
Foto: Jardel Rauber







+ notícias