Ir para o Conteúdo

Candelária, 01 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

500 anos da reforma Luterana
01 de Novembro de 2017

500 anos da reforma Luterana
O prefeito Paulo Butzge participou na ultima segunda-feira, 30, das comemorações alusivas a passagem dos 500 anos da Reforma Luterana, e em Candelária, onde existe uma grande concentração de luteranos, a data foi lembrada na Câmara Municipal, que prestou homenagem ao protesto liderado por Martinho Lutero.
A proposição foi feita pela presidente da Câmara, Cristina Rohde (PSDB), que iniciou as manifestações, sendo seguida depois pelas vereadoras Jaira Diehl (PSB) e Lurdes Ellwanger (PTB) e pelos vereadores Cristiano Becker (PMDB), Rui Beise (PDT) e Celso Gehres (PP), que falaram em nome de suas respectivas bancadas. Seguiram-se os pronunciamentos do prefeito Paulo Butzge, do pastor Guido Vorpagel, conselheiro do Distrito Gaúcho Central, do pastor Bruno Kruger Serves, da Congregação Evangélica Luterana Cristo de Candelária, e de Lázio Heinze, em nome da diretoria da Congregação Evangélica Luterana Cristo de Candelária. A sessão foi encerrada com a participação do Coral Vozes de Cristo, que cantou a canção “Meu Senhor, tu me deste”, composta especialmente para a comemoração dos 500 anos da Reforma em âmbito nacional, e a música Castelo Forte, de autoria do próprio Martinho Lutero e considerada um hino da Reforma Protestante.
Encerrada a concorrida solenidade na Câmara Municipal, foi procedido o ato inaugural do Monumento de Lutero na Praça Alberto Blanchard da Silveira, fixado na extremidade quase em frente ao templo da Congregação Evangélica Luterana Cristo de Candelária. Após o descerramento simbólico realizado pelo prefeito Paulo Butzge e por representantes das diferentes congregações luteranas do município, os presentes se surpreenderam com a beleza do monumento cuja confecção foi liderada pelo empresário Roque Rathke. Um monumento que mostra uma Bíblia aberta com a inscrição, em um dos lados, “500 anos Reforma Luterana 1517 - 2017 O justo viverá por fé (Romanos 1.17)”, e, de outro, um desenho da Rosa de Lutero, um dos símbolos mais conhecidos do Luteranismo, e que ficará como um marco definitivo para as próximas gerações das homenagens prestadas à Reforma Protestante em outubro de 2017.

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior









+ notícias