Ir para o Conteúdo

Candelária, 20 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Prefeito busca modelo de seleção de lixo para Candelária
01 de Novembro de 2017

Prefeito busca modelo de seleção de lixo para Candelária
O prefeito Paulo Butzge visitou no ultimo dia 27 do corrente, a Associação Comunitária dos Trabalhadores do Lixo de Vera Cruz – ACOTRALI, acompanhado do Diretor do Departamento de Meio Ambiente Alcioní Silva de Castro e do Engenheiro Ambiental da Prefeitura Municipal de Candelária, Roberto de Monte Baccar Pilz. O objetivo da visita foi o de novamente estudar as possibilidades de implantar no município de Candelária um sistema de coleta de lixo. O prefeito já esteve na cidade de Santa Cecília do Sul visitando outra cooperativa, e agora, foi conhecer a ACOTRALI. Antes porém, o prefeito e comitiva estiveram no gabinete do prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, que disponibilizou o Engenheiro Agrônomo, Ricardo Konzen para ciceronear a visita.
A Associação iniciou suas atividades em abril de 2012,  juntamente com a implantação da coleta seletiva no município de Vera Cruz. A coleta seletiva aplicada no Município atua na separação dos resíduos recicláveis dos demais, facilitando a coleta pelos catadores da ACOTRALI. A gestão da coleta seletiva abrange toda a área urbana e interior do Município. A ACOTRALI formou-se através da união dos catadores de Vera Cruz, que entenderam a necessidade e vantagens no trabalho de associação, onde todos desenvolvem atividades de coleta e separação dos resíduos recicláveis, partilhando os ganhos financeiros igualitariamente.
            Segundo informações prestadas pelo Presidente da ACOTRALI, Nelson Alves da Silva, que também é catador, hoje a associação conta com 16 catadores, divididos no processo de coleta de resíduos recicláveis e segregação/separação, desenvolvendo atividades em edificação com 1.300 m² alugada pela Prefeitura de Vera Cruz, que também disponibiliza um caminhão, motorista e combustível, para coleta dos resíduos. A ACOTRALI também possuí um caminhão, adquirido com recursos próprios, oriundos da comercialização de resíduos plásticos, papel/papelão, alumínio, metais diversos, vidro, e componentes de resíduos eletrônico. Ainda, esclareceu que toda a comercialização dos resíduos recicláveis é efetuada com empresas parceiras, que conforme o volume armazenado realiza a coleta e pagamento por quilo ou tonelada do resíduo.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Ricardo Moacir Konzen, Coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz, a ACOTRALI efetua a coleta e reciclagem de 50 toneladas de resíduos por mês, e define que o trabalho desenvolvido pelos catadores é de grande importância para economia do Município e ao meio ambiente, vez que os resíduos recicláveis não são encaminhados para disposição final em aterro sanitário, o que resulta em redução de custos e danos ao meio ambiente. Também entende que a associação ajuda na inclusão social e geração de renda aos catadores.
 O Diretor de Meio Ambiente, Alcioni Silva de Castro e o Engenheiro Ambiental Roberto de Monte Baccar Pilz, compactuaram no entendimento que o modelo de trabalho da ACOTRALI seria o ideal para Candelária, através de ações de educação ambiental a população e implantação efetiva de coleta seletiva.
Na foto o Presidente da ACOTRALI Nelson Alves da Silva explica ao prefeito Paulo Butzge as diversas destinações do lixo.
 
Foto Erni Bender
Fonte: Roberto de Monte Baccar Pilz
 

Equipe da prefeitura visitou o local
Fechar Próxima Anterior

Equipe da prefeitura visitou o local









+ notícias