Candelária, 20 de Abril de 2024

Estudantes e professores argentinos vem à região conhecer o modelo das cooperativas escolares
02 de Outubro de 2017

Estudantes e professores argentinos vem à região  conhecer o modelo das cooperativas escolares
Professores e estudantes do Ensino Médio de sete municípios da província (equivalente ao nosso Estado) de Santa Fé, localizada na região centro-leste da Argentina, estiveram em Candelária e Cerro Branco nessa semana para conhecer mais de perto o modelo das cooperativas escolares que fazem parte do programa de educação cooperativa A União Faz a Vida, desenvolvido pela Sicredi Centro Serra RS em parceria com as Secretarias de Educação.
A viagem dos argentinos no Brasil iniciou por Santa Cruz do Sul no sábado, dia 23, e continuou em Carlos Barbosa, Teutônia, Candelária, Cerro Branco e finalizou nessa sexta-feira, dia 29, em Cachoeira do Sul.
Os visitantes foram recepcionados de forma calorosa e animada no Restaurante da Ilha, quarta-feira à noite, por alunos da escola Christiano Affonso Graeff. A confraternização contou com a presença de autoridades políticas de Candelária e de professores e alunos representantes das cooperativas escolares de Arroio do Tigre. A troca de experiências começou ainda no jantar, onde as cooperativas escolares de Arroio do Tigre expuseram os produtos que são objetos de aprendizagem das escolas, como doces de amendoim e mudas de flores e hortaliças.
Durante os discursos de jovens e adultos, ficou evidente a importância que os valores e princípios cooperativistas tem para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, assim como para toda a sociedade. “Passamos por uma crise ética e moral muito forte. É preciso construir uma geração com sólidos valores de solidariedade, cidadania, respeito, justiça e ajuda mútua. Os professores e as escolas tem um papel importantíssimo. O programa A União Faz a Vida e as cooperativas escolares querem ajudar a fazer essa diferença”, disse a coordenadora pedagógica da Sicredi Centro Serra RS, Luci Fornari Abreu.
VISITA – Na quinta-feira pela manhã, os estudantes e professores argentinos visitaram a cooperativa escolar de jovens marceneiros em Cerro Branco e aproveitaram para questionar, principalmente, o modelo de intercooperação que envolve três escolas responsáveis pela produção de artesanato em madeira.
Em seguida, o grupo deslocou-se para a escola municipal Percílio Joaquim da Silveira, na Vila Fátima, interior de Candelária. Além de conhecer a oficina da cooperativa escolar de artesanato – que recicla garrafas de vidro e as transforma em objetos decorativos –, os argentinos também trocaram muitas informações com alunos e professores brasileiros sobre projetos e ações da escola.
O almoço aconteceu em clima de descontração na escola municipal São Paulo, na Linha do Rio. Lá, a cooperativa escolar de trufas foi apresentada aos visitantes. O fim da visita ocorreu na escola municipal La Salle, no Bairro Marilene, com mais
intercâmbio entre os estudantes dos dois países para saber sobre as atividades da cooperativa escolar de biscoitos de goiaba.
O calor humano das crianças e professores na recepção foi muito comentado pelos argentinos. A maioria dos estudantes vieram de Sunchales, capital nacional do cooperativismo na Argentina. Em 2015, uma delegação formada por alunos e professores orientadores e diretores de escola, além de dirigentes da Sicredi Centro Serra RS, estive visitando as cooperativas escolares de lá.

Credito releasing Fausto Wagner
Fotos: Erni Bender / Jardel Rauber