Candelária, 01 de Maio de 2024

Candelária pretende implementar o Programa Primeira Infância Melhor
12 de Agosto de 2009

Candelária pretende implementar o Programa Primeira Infância Melhor

O programa Primeira Infância Melhor (PIM), foi a pauta da reunião do vice prefeito de Candelária, Rui Leopoldo Beise, na tarde desta segunda-feira, 10, com a coordenadora regional do PIM da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Carmen Lucia Piazza e a representante do PIM, Karine Bernardes Verch. As integrantes do Programa apresentaram ao vice prefeito a necessidade de implementá-lo no município.

O PIM, instituído como política pública pela Lei Estadual nº. 12.544/06, consiste em orientar famílias em condição de vulnerabilidade social a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os 6 anos de idade. Foi inspirado em modelos internacionais com o apoio do UNICEF e cooperação técnica da UNESCO e adaptado à realidade gaúcha. O PIM é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com vários setores do governo, em especial as secretarias do RS de Educação, Cultura, e Justiça e Desenvolvimento Social. Para a política de desenvolvimento da primeira infância no Estado, o Programa demonstra que, com vontade política, os gestores públicos podem contribuir para melhoria dos ganhos na primeira infância, a partir de ações concretas baseadas em estudos científicos e experiências exitosas, alicerçadas na comunidade, contando com uma rede de serviços articulada intersetorialmente. Alem disso, apresenta-se como elemento inovador nas políticas públicas pelo seu baixo custo em um investimento onde os ganhos sociais são importantes como: a diminuição da evasão e da repetência escolar, redução do índice de gravidez na adolescência, diminuição do gasto com saúde pública e redução da delinqüência juvenil.

Para aderir ao Programa, Candelária precisa habilitar-se junto à Secretaria Estadual da Saúde, e disponibilizar os recursos humanos, os chamados visitadores, para a execução do mesmo. Conforme Rui Beise, para Candelárias serão necessários neste primeiro momento 3 visitadores. “Pensamos em qualificar pessoas das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e a intenção é implementar assim que possível o PIM no município”, esclarece o vice prefeito.

Também participaram da reunião a secretária Leandra Sartori (Assistência Social e Habitação), o secretário Aristides Feistler (Saúde) e a coordenadora pedagógica Marcia Ester Hosf(Educação).