Candelária, 26 de Abril de 2024

Setembro Amarelo
28 de Setembro de 2017

Setembro Amarelo
Candelária promove ações de discussão e prevenção
O  prefeito Paulo Butzge participou na tarde desta quarta-feira, 27, no Auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária, a respeito do setembro amarelo, Campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e as suas melhores formas de prevenção. Essa ação ocorre desde setembro de 2015, por meio de identificação em locais públicos, em cor amarela e ampla divulgação de informações.
Em Candelária o mês de setembro foi pautado por ações  com entrevistas com psicólogos e Psiquiatras nas rádios locais, e culminou nesta quarta-feira, 28, com palestra com o Psicólogo Marcos Vinícius da Rosa, do CAPS, que trouxe dados epidemiológicos sobre o suicídio do Município de Candelária.
Também discorreram a enfermeira Daniela Schneider e Sanderlei Pereira, chefe do Escritório local da Emater, que relataram sobre o desenvolvimento do Projeto “Vida Sim – Programa de Promoção a Vida e a Prevenção do Suicídio”, desenvolvido desde 2008, através da Secretaria Municipal de Saúde e com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, com apoio da EMATER, sendo naquele momento o único no país.
A Assistente Social do Hospital Candelária, Fernanda Pires, e a Coordenadora da Política de Saúde Mental da 13ª CRS, Alissia Dorneles Gressler, fizeram um relato das atividades desenvolvidas durante todo o mês de setembro nos municípios da 13ª CRS.
Encerrando o evento, o Dr. Fernando Godoy Neves discorreu a palestra “Vamos falar de suicídio”, que trouxe para conhecimento vários estudos de casos e resultados em todo o mundo, de pesquisas relacionadas ao tema.
Prestigiaram as palestras o prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge, a secretária de Saúde, Sandra Gewehr, o Administrador do Hospital Candelária, Aristides Feistler, Assistentes Sociais e publico em geral.