Candelária, 26 de Abril de 2024

5º Festival da Cuca e da Linguiça retorna com força
26 de Setembro de 2017

5º Festival da Cuca e da Linguiça retorna com força
Após dois anos festival foi grande sucesso

O salão da Comunidade Católica do Quilombo foi palco do 5º Festival da Cuca e da Linguiça, que aconteceu na noite do ultimo sábado, 23,  quando dezenas de pessoas aproveitaram a noite aprazível para se divertir.
O Festival da Cuca e da Linguiça, faz parte do Projeto Roteiro da Gastronomia - Sabores Coloniais, promovido pela Prefeitura Municipal da Candelária, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Emater/ASCAR, com apoio da Afubra, Sicredi, Phillip Morris e com a realização do Grupo de Mulheres Unidas pelo Amor a Comunidade – UPAC.
Prestigiaram o evento, o prefeito Paulo Roberto Butzge e os secretários da Fazenda, Sônia Pereira, de Administração, Dionatan Tavares da Silva, de Assistência Social, Marta Emmel, de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandra Bini, além das soberanas do município, Rainha Isabela D’avila, e Princesas Jéssica Kottwitz e Monique Bundchen, entre outras autoridades.
O projeto prevê além da gastronomia típica da localidade, uma apresentação artística cultural, e a Invernada Xirú, do CTG Sentinela dos Pampas, fez uma belíssima apresentação com diferentes ritmos de dança, totalmente aprovado pelo público presente.
Nos pronunciamentos, a extensionista da Emater, Elaine Skolaude agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do Festival, salientando o especial empenho do Grupo de Mulheres UPAC. Em nome do UPAC, Rosane Beise agradeceu o comparecimento do publico, e lembrou que o festival da Cuca e da Linguiça esteve suspenso por dois anos, por conta de doença de sua mãe que era uma componente muito atuante do grupo, e que infelizmente acabou falecendo, fazendo que o festival não fosse realizado também no ano passado, mas que com a união de todas retornou com força este ano.
Em seu pronunciamento o prefeito Paulo Butzge lembrou todos os festivais e da integração que isso representa,  além do orgulho de cada comunidade apresentar o que tem de melhor. Parabenizou o Grupo de Mulheres Unidas pelo Amor a Comunidade, UPAC,  pelas delícias apresentadas na noite, bem como parabenizou o Patrão do CTG Sentinela dos Pampas, pela recente ronda que aconteceu na semana Farroupilha, e que bateu recordes de público e “também de satisfação”, segundo Butzge.
O festival adentrou a noite com o embalo do Trio Classe A, que aliado à cuca, pães e linguiça, foram os grandes destaques da noite.