Candelária, 25 de Abril de 2024

NOTA DE ESCLARECIMENTO
25 de Setembro de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Município de Candelária/RS, representado por seu Prefeito Municipal, vem a público esclarecer os fatos alusivos à morte do cavalo de pelagem gateada (de muitas variações), ocorrida às margens da RSC 287, por volta das 19 horas do dia 22 de setembro de 2017, e manifestar-se contrário aos atos praticados por populares, bem como os comentários ofensivos lançados em relação ao fato.

Primeiramente, o Município de Candelária/RS esclarece que, diferentemente do que vem sendo veiculado nas redes sociais e comentários realizados por populares, o Prefeito Municipal de Candelária/RS sequer tomou conhecimento do ocorrido e, portanto, não autorizou tal prática cruel contra o animal.

O veterinário do Município, por sua vez, foi localizado pela Organização não Governamental de Proteção aos Animais, em sua residência, vez que se encontrava fora do horário de expediente, e se dirigiu, voluntariamente, ao local do acidente, a fim de constatar o estado de saúde do animal, ainda que esta ação não se enquadrasse nas atribuições do cargo de veterinário de inspeção sanitária que ocupa perante o Ente Público Municipal.

Tendo o veterinário do Município verificado que o bem-estar do animal estava comprometido de forma irreversível, este sugeriu apenas e tão somente a prática de eutanásia química ou por arma de fogo do mesmo, conforme prevê a Resolução nº 1000/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e comunicou o proprietário de que deveria tomar as devidas providências nesse sentido.
Conforme referido, em nenhum momento o Prefeito ou o veterinário do Município de Candelária/RS autorizaram a execução, a pauladas, do animal. A atitude, cruel, foi tomada por populares que estavam presentes no local.

Assim, a Administração Pública Municipal de Candelária/RS, que não compactuou com tais atos de violência, repudia os atos de crueldade que foram praticados contra o animal e os comentários ofensivos lançados em relação ao fato.