Candelária, 20 de Abril de 2024

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CANDELÁRIA BUSCA CONHECER EXPERIÊNCIAS QUE DERAM ÊXITO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
21 de Setembro de 2017

No dia 13 de setembro de 2017, a Secretária de Educação de Candelária, Esther Gelsdorf Spengler, juntamente com a Equipe Pedagógica da Secretaria, estiveram no Município de Passo Fundo-RS, com o objetivo de conhecer e buscar experiências desenvolvidas por este município na área da Educação.
Na oportunidade foram recebidas pelo Secretário de Educação, Sr. Edemilson Brandão e Equipe Pedagógica, que apresentaram o trabalho desenvolvido na Secretaria. Destacaram que o trabalho da Secretaria é realizado por cinco coordenadorias: Coordenadoria de Administração e Planejamento; Coordenadoria de Educação; Coordenadoria de Nutrição Escolar; Coordenadoria Universidade Popular; Coordenadoria de Inovações Educacionais.
A Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, mantém 36 escolas de Educação Infantil, que atendem em torno de 4.000 crianças, do berçário até a Pré Escola, em turno parcial. O que chama a atenção que o município atende toda a demanda por vaga. Em relação ao Ensino Fundamental, a Rede Municipal possui 35 escolas, todas localizadas na zona urbana. Cabe salientar que o IDEB das escolas municipais está entre os melhores do Brasil.
A Rede Municipal de Ensino possui programas que buscam melhorar a autoestima, o protagonismo da comunidade escolar através de intervenções nas escolas como: sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, dando vida aos espaços, reaproveitamento dos materiais, criando novos conceitos – ECO SALA, promovendo ações integradas, propondo soluções criativas, construindo espaços lúdicos, estimulando a leitura, ressignificando os espaços públicos, criando ambientes mais acolhedores, propondo novos layouts, valorizando o imaginário da criança, transformando jogos em realidade, concretizando sonhos, ocupando espaços de forma criativa, mudando a lógica da sala de aula, dinamizando as bibliotecas escolares, transformando o funcional em lúdico, resgatando o prazer de estar na escola e revitalizando as escolas, entre outras ações.
Também conheceram a EMEI André Zafari, localizada na Vila Luiza, uma escola modelo em sustentabilidade, ou seja funciona com energia solar, com captação de água da chuva e atendendo a normas de acessibilidade. Observou-se também que o município possui escolas que trabalham com abordagens metodológicas ou pedagógicas específicas, como: Escola de Autistas, Escola de Vida Arte, Escola de Hackers, Escola Waldorf, entre outras.