Candelária, 01 de Maio de 2024

Déficit de arrecadação exige economia e contenção de gastos
10 de Agosto de 2009

Déficit de arrecadação exige economia e contenção de gastos

A pauta da reunião da AMVARP na quarta-feira, 5 de agosto, em Santa Cruz do Sul foi a crise financeira que os municípios da região estão enfrentando. Todos apresentam arrecadação bem abaixo da projeção, situação que gera desequilíbrio nas finanças publicas. Ficou determinado no termino da reunião, a tentativa de marcar uma audiência com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, para apresentar o relato da grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. O prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, participou do evento e comparou a situação como um velório, onde todos os prefeitos lamentavam-se diante de suas crises.

Na oportunidade em que obteve a palavra, Mainardi ressaltou a incompatibilidade do que foi prometido com o que foi cumprido pelo Governo Federal. “Os repasses do FPM eram para serem os mesmos do ano anterior, e isso não foi cumprido”, enfatiza. Conforme números da arrecadação em Candelária a diminuição da receita neste ano já contabiliza um déficit de R$ 3 milhões.

Para buscar reequilibrar os cofres do município, o prefeito editou nesta quarta-feira um conjunto de medidas para contenção de gastos. Juntamente com o vice-prefeito, Rui Beise, Lauro pediu a colaboração de economia em todas os setores e secretarias. Além de suspensão de diárias, cursos e horas extras, a nova orientação estabelece que todas as despesas sejam autorizadas pela Secretaria da Fazenda e pelo Gabinete do Prefeito.

A ORDEM É ECONOMIA DE GUERRA.