Candelária, 26 de Abril de 2024

Resultado da Consulta Popular
11 de Agosto de 2017

Resultado da Consulta Popular
Candelária obteve números expressivos na consulta
Após uma grande mobilização do Conselho Municipal de Desenvolvimento, através do presidente Albino Gewehr e diretoria, que montaram uma grande estrutura de votação para a Consulta Popular que aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de agosto, Candelária teve uma expressiva votação, totalizando 4246, que percentualmente para cidade do mesmo porte foi extraordinário, distribuídos na demanda da área da Saúde com 2910 votos, na área da agricultura com a prevenção do êxodo rural na agricultura familiar, com 721 votos,  na área de segurança pública, com investimento em tecnologia de segurança pública, que obteve 412 votos e também na área de agricultura, no programa gestão sustentável do solo, obteve 29 votos,  essas quatro  foram as demandas mais votadas, e que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Este ano, o governo fixou o valor de R$ 60 milhões submetido a consulta popular. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como a quantidade de habitantes e o índice de Desenvolvimento Socioeconômico.
Segundo o presidente do Comude, Albino Gewehr, “a conscientização da população com relação à necessidade de participar e eleger as principais demandas foi muito plena e,  além disso, contamos com o decisivo apoio do prefeito Paulo Butzge que participou ativamente do processo, fazendo um chamamento a população através do site e das rádios, o que ajudou e muito no numero de votantes, alcançamos o total de 4246, sendo 4072 nas quatro demandas mais votadas entre as dez elencadas” concluiu Gewehr.
A definição da aplicação dos recursos destinados ao Vale do Rio Pardo acontece no dia 14, as 14 horas em reunião plenária do Corede/VRP. As quatro demandas prioritárias recebem R$ 507.142,86 cada.
De Candelária, os membros do Corede são o Prefeito Paulo Butzge, a presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Rohde e o presidente do Comude, Albino Gewehr.

As demandas
A demanda 1 - diz respeito a saúde, com ampliação de leitos de UTI deve ser destinada ao Hospital Ana Nery (leitos SUS para toda a região).
A demanda 3 – Desenvolvimento Rural – prevenção do êxodo rural ma Agricultura Familiar, deve ser destinada as escolas, famílias Agrícolas (Santa Cruz e Vale do Sol) e as iniciativas propostas por entidades como a Acanjur.
A demanda 4 – Agricultura, é destinada aos municípios da serra que tem problemas com acidez do solo.
A demanda 5 - Segurança, vai ampliar o projeto regional de videomonitoramento liderado pela AMVARP e para aquisição de viaturas e equipamentos como coletes balísticos.
A expressiva votação para a área de saúde, nos habilita para apresentarmos um projeto nesta área da saúde, no próximo ano, nas especialidades Oftalmológica, Urológica e de Proctologia.

Na foto o presidente do Comude Albino Gewehr apresenta ao prefeito Paulo Butzge e a secretária da Fazenda, Sônia Pereira os resultados
Foto Erni Bender