Candelária, 25 de Abril de 2024

Candelária inaugura condomínio produtor de leite
28 de Julho de 2017

Candelária inaugura condomínio produtor de leite
Condomínio com tecnologia sueca para produção de Leite
Candelária entrou para a história da produção leiteira na tarde de quinta-feira, 27, quando a Dália Alimentos inaugurou na Linha Boa Vista em Candelária, seu mais novo complexo leiteiro, no ano em que a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda comemora seu septuagésimo aniversário de fundação.
Com investimentos na ordem de R$ 5,5 milhões, o complexo é um dos mais modernos do mundo no que tange extração de leite com manuseio automático, ou seja, quase que totalmente robotizado, em especial, na hora da ordenha em que as vacas por conta própria entram em uma espécie de “brete”, e lá o ubre é higienizado, para após acontecer à ordenha e liberação do animal, sem nenhum contato humano. O leite então é recolhido em um grande reservatório de onde um caminhão apropriado transporta até a cooperativa em Encantado.
Para as centenas de pessoas que foram convidadas para a inauguração, ficou o espanto de ver uma produção tão moderna, e que certamente trará grandes divisas, já que processo automatizado acaba gerando baixos custos de produção, propiciando um lucro maior.
No caso, 11 cooperados têm no local uma cota de vacas holandesas, sendo que tem a obrigação de fornecer e  garantir o alimento de seus animais. Essa é a quarta Associação de pequenos produtores de leite robotizada no estado, sendo as  outras três, nos mesmos moldes, em Nova Bréscia em dezembro de 2015, em Roca Sales, junho de 2016 e em Arroio do Meio em setembro de 2016. Esses condomínios associativos são o resultado da busca de soluções destinadas a mudar o atual cenário do sistema produtivo tradicional de leite, nas pequenas propriedades rurais.
Isso significa que o leite dos animais do grupo será produzido em um único local, o que garantirá melhores preços e qualidade, como resultado do volume e da tecnologia aplicada. Os animais recebem assistência técnica intensiva, alimento regular e balanceado, resultando em produtividade e eficiência.
Todos esses condomínios foram construídos em sua totalidade com a parceria das prefeituras dos municípios onde foram instalados, e em Candelária esse fato não foi diferente, segundo o relato do Presidente do Conselho de Administração da Cosuel, Gilberto Antônio Piccinini e do Presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que em seus depoimentos foram veementes ao afirmar a grande parceria do município, através do prefeito Paulo Butzge, que segundo eles, decisivo na implantação do condomínio.
A parceria desse condomínio iniciou em 21 de julho de 2014, durante sessão da Câmara de Vereadores de Candelária, que unanimemente votou favoravelmente a aquisição de área de terra, além da terraplanagem disponibilidade de energia elétrica trifásica e um poço artesiano, projeto esse que foi sancionado pelo Executivo, através da Lei Municipal de nº 1014/2014.
Presentes a esta grande inauguração estavam o prefeito Paulo Roberto Butzge, do presidente do Conselho de Administração da Cosuel, Gilberto Antônio Piccinini, presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, do vice-presidente do Conselho de Administração da Cosuel, Pasqual Bertoldi, presidente do Condomínio Leiteiro, Janio Fink, do secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, do Deputado Federal Heitor Schuh, da presidente da Câmara de Vereadores de Candelária, Cristina Rohde, além do Padre Enio Gribeler, a quem coube abençoar o complexo, entre outras autoridades e publico em geral.
 O projeto, quando estiver a pleno em dezembro deste ano, contará com 262 animais (atualmente 110 animais estão produzindo), produzindo seis mil litros de leite por dia. A tecnologia é importada da Suécia, e este condomínio é um projeto pioneiro nas Américas, servindo de modelo para incentivar a multiplicação deste novo sistema organizacional de pequenos produtores de leite.

Na foto momento do descerramento da placa de inauguração