Candelária, 26 de Abril de 2024

Candelária inaugura Condomínio de Produção Associativa do Leite
26 de Julho de 2017

Candelária inaugura Condomínio de Produção Associativa do Leite
Totalmente robotizado, condomínio será inaugurado amanhã
Inaugura amanhã em Candelária, às 14h30min uma das unidades leiteiras da Cooperativa Cosuel/Produtos Dália em Candelária, projeto que teve início em julho de 2014 e que finalmente chega a sua implantação nesta quinta feira, 27, quando será inaugurada em grande estilo na Linha Boa Vista, localidade do interior de Candelária.
Para instalara a Unidade, a Cooperativa requereu junto ao executivo uma área de no mínimo 100.000 m², poço artesiano com vazão mínima de oito mil litros de água por hora e disponibilidade de energia trifásica. A área  disponibilizada foi a de Linha Boa Vista, onde a prefeitura desapropriou 227.000 m² e dos quais doou para a Cosuel/Dália os 100.000 m², onde a cooperativa realizou o investimento. O restante da área a Prefeitura tem como reserva para outros investimentos.
No local foi construído um pavilhão de 115,44 m x 23,51 m x 4,5 m, para acomodação de 262 vacas da raça Holandesa, no estilo “freestal”. Também foram construídos silos para armazenagem de feno e implementos, como também foi construída residências para funcionários.
A unidade leiteira é uma das quatro instalados no estado do Rio Grande do Sul, diferenciada pela produção de leite totalmente robotizada, e no pavilhão onde ficarão as vacas, existem várias divisórias, sala de leite, escritórios, e terá a participação de 11 produtores associados de Candelária e municípios vizinhos. A intenção é da de produzir seis mil litros de leite por dia, sendo usados três robôs importados da Suécia para fazer a ordenha, além de outros equipamentos de automação no trato dos animais e cuidados com as novilhas, sendo o investimento da Cosuel em torno de R$ 5 milhões.
A Dália Alimentos, Delaval, Município de Candelária e Condomínio Leiteiro Botucaraí serão os anfitriões desta inauguração de amanhã, 27 de julho, às 14h30min na Linha Boa Vista.

Na foto o inicio da construção do pavilhão principal que será inaugurado amanhã