Candelária, 29 de Março de 2024

Secretaria Municipal de Educação de Candelária promove Concurso de Leitura em Língua Alemã
12 de Julho de 2017

A Prefeitura de Candelária, através da Secretaria de Educação, busca valorizar e, ao mesmo tempo preservar uma das principais marcas da colonização alemã, que é o idioma. Esta valorização se dá mediante a inclusão do ensino da língua alemã no currículo da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, da localidade de Linha do Rio. A Língua Alemã é parte obrigatória do currículo para alunos do 4° ao 9° Ano, sendo as aulas ministradas pela professora Nelci Knak. Também como incentivo à preservação da língua alemã é realizado na EMEF São Paulo, o Concurso de Leitura em Língua Alemã, que neste ano completa sua 15ª edição.
O XV Concurso de Leitura em Língua Alemã ocorreu na manhã do dia 11 de julho de 2017, na EMEF São Paulo, com a participação de alunos do 5° ao 9° Ano. O Concurso é dividido em duas categorias Fremdsprache, para os que não estão familiarizados com o idioma ou aprendem na escola e Zweitsprache, para os que aprenderam a falar alemão em casa.
Cada aluno participante do concurso leu um texto em alemão para a comissão julgadora, composta pelas colaboradoras: Irlê Diva Bambini, Vitoria Lurdes Bringmann, Ieda G. Becker, Olívia S. Mundstock, Nelda Gewehr, Helga Karnopp e Andréa Berle. A comissão para sua avaliação, observou critérios como correta pronúncia e entonação das palavras, interpretação.
Cabe salientar também que a Secretaria de Educação possui parceria com o Instituto Goethe, e este no final do ano, aplicará uma prova aos alunos do 9° Ano da EMEF São Paulo, conferindo as habilidades adquiridas pelos alunos em leitura, escrita, interpretação e diálogo.
Alunos participantes no XV Concurso de Leitura em Língua Alemã:

Categoria Zweitsprache
Categoria Fremdsprache