Candelária, 01 de Maio de 2024

Semana Emancipar
23 de Julho de 2009

Semana Emancipar

A “Semana Emancipar: Todo Mundo é Cidadão”, lançada na segunda-feira, dia 06 de junho, foi elaborada com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Habitação em parceria com o Gabinete da Primeira Dama à comunidade Candelariense. A luta pela ruptura das desigualdades sociais e a inclusão social das pessoas, famílias e comunidades é, sem duvida o compromisso permanente do Gabinete e da Secretaria de Assistência. Desta forma, a Secretária Leandra Sartori iniciou o pronunciamento que dava inicio a uma semana de atrações voltadas ao social. “Diminuir as desigualdades e melhorar as condições de vida da nossa gente de Candelária é o grande desafio ético do nosso tempo”, destacou.

A “Semana Emancipar: Todo Mundo é Cidadão” teve a seguinte programação:

06/07 – Abertura com Feira de Artesanato da Apae de Candelária na Casa de Cultura Marco Mallmann.

08/07 – 8h00 – I Conferência Regional do Conselho da Criança e do Adolescente

- 13h00 – III Conferência Regional de Assistência Social

LOCAL: Clube Rio Branco

No total, 15 municípios participaram das duas conferências. Aproximadamente 400 pessoas entre assistentes sociais, secretários e funcionários de órgãos públicos juntaram-se a comunidade em geral para discutir temas como Direitos da Criança e do Adolescente e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

09/07 – I Encontro Municipal de Projetos Sociais da Prefeitura de Candelária e Casamento Coletivo.

LOCAL: Clube Rio Branco

Os diversos projetos sociais desenvolvidos pelo Gabinete da Primeira Dama e Secretaria de Assistência Social e Habitação impressionaram o publico presente no Clube Rio Branco na manhã de quinta-feira, 9 de junho. Em seu discurso de Abertura, o Prefeito Lauro Mainardi, destacou que Candelária vive um de seus melhores momentos pós-emancipação. Agradeceu as entidades e empresas parceiras dos projetos, e enfatizou que mais importantes que as obras materiais são as iniciativas que investem no ser humano.

Os projetos apresentados individualmente para a população foram: • Mutirão da Cidadania • Banco da Sucata • Acreditar • Horta Comunitária • Projeto Coma Bem (em parceria com a Ceasa) • Sopão Solidário de Inverno • Oficinas de Costura • Oficinas de Fraldas • Acompanhamento a Grupos de Gestantes • Paisagismo e Jardinagem • Geração de Empregos (em parceria com o Sine) • Páscoa Criativa • Natal Criativo • Festa do Dia da Criança • Campanha do Agasalho Candelária Cidadã • Proteção Social Básica • Programa de Atenção Integral à Família (Paif), em que é desenvolvido, por exemplo, o Projeto Baile dos Sonhos • Grupo de Apoio no Presídio de Candelária • Grupos de Apoios Familiar na Cidade e Interior • Grupos de Convivência de Idosos • Programa Emancipar • Marcenaria Municipal • Apoio à Apae • Proteção Social Especial • Serviço Sentinela

No período da tarde, as 15h00, aconteceu o casamento coletivo. Onde 12 casais firmaram a união civil frente ao juiz de Paz, Paulo Luiz Lindemann e ao oficial do Cartório de Registros Públicos, Luiz da Rosa Gomes. Depois de terem dito o “sim”, eles receberam a certidão de casamento e um mimo entregue pela primeira-dama Jussara Mainardi. Foi realizada uma benção ecumênica simbólica, prestada por seis pastores de diferentes religiões, e por fim, um coquetel oferecido pelo Gabinete e Secretaria da Assistência.

Conforme a secretária Leandra Sartori, o objetivo é tornar o casamento coletivo num projeto social que possa ser desenvolvido anualmente no município. “Desse modo vamos ter condições de trabalhar com estas famílias, promover encontros, assim como acontece com o Baile dos Sonhos”, destaca. Dentre os objetivos destacados pela secretária está a garantia de proteção à família tanto em função das garantias que a legislação oferece ao casamento quanto em decorrência da preparação e das orientações jurídicas, sociais e psicológicas que são propiciadas aos casais.

10/07 – Dia da Cidadania e da Cultura

LOCAL: Centro Social Amigo da Criança.

Em parceria com a Secretaria de Saude, Sine e Gabinete da Primeira Dama, o Dia da Cidadania promovido pela Assistência Social de Candelária teve no decorrer desta sexta-feira ações que beneficiaram a comunidade como: confecção de carteiras de identidade, corte de cabelo, apresentações artísticas, exames de saúde, entre outras.